Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Epitfio: palavres ou palavrinha?

Achei curiosa a maneira como anunciaram o falecimento da atriz Dercy Gonçalves. O apresentador do telejornal disse: “Aos 101 anos, morre a mulher que levou os palavrões para o palco”.
Com esta frase o telejornal estava anunciando o epitáfio de Dercy. Epitáfio significa literalmente aquilo que se escreve na lápide de um túmulo, como um resumo daquilo que foi a pessoa em sua vida.
Um dos epitáfios mais conhecidos está escrito em um túmulo na Europa. As pessoas que passam por ali lêem o recado do falecido que diz: “Eu fui o que você é hoje, e você será o que hoje eu sou”. O falecido queria simplesmente fazer com que as pessoas lembrassem de uma coisa óbvia, mas que costumamos esquecer, a realidade de que um dia nós vamos morrer!
A maioria de nós não terá a morte anunciada em um programa de televisão, mas seria interessante refletir sobre o que falariam sobre nós.
Por mais fama que isso pudesse me dar, não gostaria de ter meu nome associado a palavrões e confusões. Também não gostaria de ser uma lápide em branco, isto é, de ser uma pessoa sem gosto, sem feitos, uma pessoa que simplesmente tenha lamentos ao final da vida. A música “Epitáfio”, dos Titãs, canta frases de lamentos como: “Devia ter amado mais! Ter chorado mais!...” Devia isso, aquilo e aquele outro. Esta canção somente fez sucesso porque todos nós nos identificamos com ela, afinal, vivemos numa insatisfação constante, sempre gostaríamos de ter feito mais, conquistarmos mais, enriquecermos mais. Mas, para quê? Afinal, ao morrermos, nada disso levaremos.
Para os cristãos, a morte não é o fim! Não precisamos apenas lamentar. Por isso, mais interessante do que refletir sobre o que vão falar ou escrever em nosso epitáfio é imaginar e refletir profundamente sobre como somos vistos por Deus.
Segundo a Bíblia, a visão de Deus é única sobre todos os seres humanos. Ele nos vê pecadores. “Não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23)”. Por isso, todos nós precisamos da graça de Deus, precisamos de um Salvador, precisamos dos méritos de Cristo. E existe um elemento que serve para nos ligar a esta redenção. Este elemento é que faz com que nos apropriemos da salvação. Este elemento não é um “palavrão”, antes é uma “palavrinha” de apenas duas letras: “FÉ”. Mediante a fé em Cristo, somos vistos por Deus como limpos, puros, perdoados (Rm 3.28). A fé nos torna herdeiros do Céu e modifica nossas ações e feitos neste mundo. Por isso, nada melhor do que um epitáfio simples contendo uma frase que nos identifique como uma pessoa de FÉ!

Pastor Ismar Lambrecht Pinz