Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Inseminao bovina como alternativa na reproduo

Na Chácara das Araucárias, na Linha do Rio, a inseminação bovina é realidade há um ano e dois meses. Depois de cursos de especialização em Montenegro, Arroio do Meio e também no Paraná, o jovem Carlos Eduardo Rehbein, filho do agricultor Roni Romero Rehbein, insemina raças leiteiras em todo o município. São semens com qualidade comprovada oriundos de São Paulo e também da Espanha, através da Cosuel.
Desde o início das atividades já foram 209 inseminações feitas. Clientes que, além de um novo bezerro, também ganharam cupons para concorrer a prêmios. Na manhã de ontem, 24, foi realizado o sorteio de cinco inseminações e de uma novilha Girolanda. A atividade, que aconteceu na propriedade da família Rehbein, foi acompanhada por José Emmel, do Sindicato Rural, Regis Berwanger, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Eduardo de Souza, da Emater/RS – Ascar. Conheça os felizardos no quadro a seguir.
IMPORTANTE – Vale destacar que os contemplados com a inseminação bovina podem, de acordo as raças de seus animais, escolher o tipo de sêmen que desejam. Já o ganhador da novilha leva junto a ficha genealógica completa da vaca, com todo seu histórico e controles reprodutivo e sanitário. Maiores informações na Chácara das Araucárias ou pelo telefone 9704 4775.
NOVIDADE – A maioria dos produtores de leite tem interesse que suas vacas, ao procriarem, tenham crias fêmeas. Com a chamada inseminação sexada, as chances disso acontecer são bem maiores. O método, que já é oferecido por Carlos Eduardo Rehbein, garante 85% de eficácia. A única desvantagem é que, devido ao processo, as vacas têm menos possibilidades de emprenhar.

Ganhadores
• 6º prêmio: inseminação, nº 130, Bruno Schünke, Passa Sete;
• 5º prêmio: inseminação, nº 52, Arlindo Wolffenbüttel, Linha do Salso;
• 4º prêmio: inseminação, nº 158, Ricardo Schmachtenberg, Linha do Rio;
• 3º prêmio: inseminação, nº 69, Lorena Fischer, Quilombo;
• 2º prêmio: inseminação, nº 49, Adriano Faber, Linha do Rio;
• 1º prêmio: uma novilha,nº 81, Cedenir Schoroeder.