Por:
Cidade ganha monumento
Um personagem de essencial importância na criação do município de Candelária e na identidade de seu povo vai passar a ter uma identificação à altura de seu significado. Um monumento erguido no entroncamento das avenidas Getúlio Vargas e Júlio de Castilhos irá reverenciar a figura do colono. A inauguração oficial está prevista para este domingo, 27, a partir das 9h da manhã.
O marco representado por uma figura masculina e outra feminina já foi fixado no local. Porém, uma lona preta ainda cobre o casal de colonos retratado no monumento, que será incorporado de forma definitiva à paisagem da cidade a partir de domingo. Conforme a Folha já noticiou há alguns dias, o monumento está colocado sobre uma base feita com tijolos maciços revestidos com pedras decorativas. Para a confecção das figuras foi usado fiberglass (fibra de vidro), com acabamento em pintura automotiva em pátina bronze.
A obra leva a assinatura do artesão Valério Voltz. Uma placa já fixada na base justifica a iniciativa da prefeitura com o seguinte teor: “Os colonizadores encontraram aqui uma terra fértil, onde depositaram a semente do trabalho, coragem e idealismo, protagonizando a formação da identidade do nosso povo e, através de seus descendentes, prosseguem gerando desenvolvimento. Nossa homenagem aos homens e mulheres que são exemplo de perseverança e amor à terra.” Toda a comunidade está convidada para prestigiar a inauguração do monumento e também participar ou acompanhar o desfile ao colono e motorista que se seguirá na seqüência (veja matéria nesta edição).