Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Golpe abre as portas para compras pela Internet

A criatividade dos golpistas avança na mesma velocidade em que se intensificam as medidas de segurança de bancos e administradoras de cartões de crédito para proteger seus clientes. Utilizando-se de telefones celulares pré-pagos, geralmente furtados e difíceis de se rastrear, golpistas se fazem passar por funcionários de administradoras de cartões para se apropriarem de dados confidenciais. Depois, realizam compras quase que instantâneas pela Internet, deixando a conta para as vítimas pagar no final do mês.
Nesta semana, a delegacia de polícia de Candelária recebeu um alerta sobre o funcionamento do novo golpe que já fez vítimas no Estado. A polícia orienta às pessoas que desconfiem deste tipo de ligação e avisem que irão verificar a situação diretamente com a operadora do cartão de crédito. O golpe funciona mais ou menos como o exemplo a seguir:
– Estamos ligando do Departamento de Segurança da Visa. Meu nome é “Fulano” e meu número de identificação funcional é “tal”... O Senhor comprou “tal coisa” (qualquer coisa bem estranha, como um dispositivo anti-telemarketing) no valor de R$ 497,99, de uma empresa de Porto Alegre?
É óbvio que você responde que não, ao que se segue.
– Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito, gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?
Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet. Ao você responder que sim, o golpista continua.
– Qualquer pergunta que o senhor tenha, deverá chamar o número 0800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança. Por favor, anote o seguinte número de protocolo...
O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:
– O senhor pode repetir o número para confirmar?
Aí vem a parte mais importante da fraude, quando ele diz:
– Desculpe, mas temos que nos certificar de que o senhor está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número.
Feito isto, ele continua
– Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os três últimos números (ou quatro dependendo do cartão).
Estes são os seus números de segurança (pin number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão. Depois que você informa os referidos números, ele diz:
– Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente. O senhor teria alguma outra pergunta?
Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga. Provavelmente, em menos de dez minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.