Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Unisc e Sicredi promovem cursos de gesto no campo

Gilson Gomes da Silva, 23 anos, sabe muito bem como administrar o lucro da safra de fumo para poder sobreviver bem o restante do ano. Mas não foi sempre assim. Arrendatário de uma propriedade no município de Cerro Branco, Gilson é um dos participantes do curso de Gestão na Propriedade Rural, oferecido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, em parceria com o Sicredi e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Ao todo são 10 cursos realizados desde abril nos municípios de Vera Cruz, Rio Pardo, Santa Cruz, Sinimbu e Venâncio Aires. Outros 10 cursos ocorrem em Passo do Sobrado, Vale Verde, Alto Paredão, Sinimbu e Santa Cruz do Sul, em parceria com o Senar. O objetivo é capacitar agricultores e familiares cooperados do Sicredi, além de profissionalizar a propriedade rural familiar, ensinando formas de gerenciamento da propriedade, administração dos custos envolvidos, definição de investimentos necessários, avaliação da relação custo-benefício e planejamento financeiro.
Os cursos de capacitação têm carga horária de 16 horas e as turmas são compostas, em média, por 20 pessoas. “Sempre é bom aprender coisas novas, que nos ajudem no trabalho”, opina Gilson. “Antes eu não fazia muitas das coisas que estamos aprendendo aqui, e agora já estou aplicando e colhendo resultados”, diz.
Para Tiago Franquini Scarano, 27 anos, contratado pela Unisc para atuar como consultor dos cursos, o objetivo é também alertar para os fatores internos e externos que influem nas pequenas propriedades rurais. “Procuro fazer, junto com eles, uma análise das diferenças entre o modelo atual de propriedade rural com o que era praticado nos anos 80, por exemplo”, acrescenta.
Segundo Tiago, que é formado em Administração e tem MBA em Gestão Empresarial pela Unisc, a assiduidade dos participantes mostra o interesse dos agricultores pela inovação. “A grande maioria que participa do 1º módulo segue nos demais”, conta. “Eles querem e buscam informações e mais conhecimentos, agregando na rentabilidade e na própria propriedade”, destaca o consultor.
Mateus Braatz, 23 anos, dono de uma propriedade cuja atividade principal é o melado, também conta que já está aplicando no seu dia-a-dia o que aprendeu no primeiro módulo do curso. “A proposta é interessante, de grande importância e significado para nós”, elogia. “Está nos ajudando a administrar o dinheiro adquirido ao longo do ano durante o plantio e sobra tempo para diversificar o cultivo, administrar os custos”, exemplifica.

Experiência
O agricultor Selmar Sandro Skolaude, 47 anos, já fez até vestibular na Unisc para o curso de Administração. Dono de uma propriedade que tem como carro-chefe o arroz, ele sabe da necessidade de aliar a experiência no campo com noções de administração e planejamento. “Eu já tinha interesse em fazer um curso como este e estou gostando”, afirma Skolaude. Ele reforça que já tinha algum conhecimento e administrava seus custos, mas que é sempre importante se aperfeiçoar.
“Antes, só os custos elevados me preocupavam, mas agora percebo que as pequenas coisas que eu não considerava importantes fazem a diferença”, confessa. “E a experiência que tenho procuro levar aos outros, em especial para os mais jovens”, finaliza o agricultor.

Segundo ano de parceria
Este é o segundo ano que o Sicredi realiza os cursos de Gestão na Propriedade Rural em parceria com a Unisc. Em 2007, nove cursos certificaram mais de cem agricultores rurais. No Sicredi Centro-Serra são 14 turmas, divididas em três módulos, totalizando 336 horas e 420 alunos. Os locais atendidos são Passa Sete, Lagoa Bonita, Alto Passa Sete, Roncador, Cerro Branco, Ponte Escura, Agudo, Linha Bernardinho, Lagoão, Paraíso do Sul, Segredo e Candelária. Os cursos iniciaram em abril e seguem até 22 de agosto. Na região de abrangência do Sicredi Centro-Leste, os encontros iniciaram em maio e terminam no dia 31 de julho.