Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O formato da nova creche

Embora cresça e se desenvolva significativamente, o município de Candelária conta apenas com uma escola de educação infantil, a Emei Zenith Heinze, que este ano comemorou seus 25 anos de atividades. Atendendo cerca de140 crianças, o educandário está no seu limite de vagas e não consegue comportar o impressionante número de crianças de 0 a 5 anos existente no município. Segundo dados de um levantamento realizado pela secretaria municipal de Educação no ano passado, somente no perímetro urbano aproximadamente 65% da população infantil desta faixa etária está fora da escola.
Realidade que será amenizada em breve. Em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, através do Programa ProInfância, a secretaria municipal de Educação foi contemplada com uma nova escola infantil, que será construída na Rua Amândio Silva, no bairro Rincão Comprido. Com 1.118,46 m², a obra atenderá 190 crianças de 0 a 5 anos. Ao total, serão investidos R$ 950.671,36. Na edição de hoje, a Folha publica edital da prefeitura de Candelária abrindo oficialmente a licitação para contratação de empresa para executar a construção da creche. Conforme afiançado pela secretária Carine Carvalho, a edificação será iniciada ainda este ano e, respeitando um cronograma de 10 meses, será entregue à população em 2009.
Para Carine, a nova creche é uma conquista muito importante para Candelária, considerando que, até o presente momento, conta-se com somente uma escola de educação infantil no município. Ela ainda salienta que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, estabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização. “Além disso, atende as necessidades das famílias e constitui um direito da mulher, condição para sua participação plena na sociedade, como trabalhadora e cidadã”, declara. “Enfim, entendemos que atender bem à criança pequena significa atender também às necessidades de sua família, tornando esta instituição sensível às suas condições de vida”, completa.

ProInfância
O governo federal criou o ProInfância por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil e a reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela resolução nº. 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Os recursos destinam-se à construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.