Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Sala multifuncional: ferramenta em favor da incluso educacional

Em junho deste ano a secretaria municipal de Educação encaminhou ao Ministério da Educação uma proposta requerendo a implantação de salas multifuncionais das escolas municipais de Candelária. Tratam-se de espaços equipados com televisão, computadores, DVD’s e material didático específico para atender alunos com necessidades educativas especiais, sempre no turno inverso ao das aulas.
No entanto, caso o retorno seja positivo será preciso professores aptos para trabalhar com esta nova realidade. Neste sentido, com o objetivo de capacitar educadores, a SME, em parceria com a professora Mara Sartoretto, de Cachoeira do Sul, promoveu na terça-feira, 29, a primeira etapa de um curso sobre salas de recursos multifuncionais. Durante o encontro foram abordados diversos assuntos, como legislação em educação especial e o tipo de atendimento que deve ser prestado nos espaços multifuncionais. Além disso, também foi debatido o uso das tecnologias aumentativas e assistivas, que contou com o auxílio do pequeno João Vicente, de nove anos. Portador da síndrome de down e com dificuldades na fala, ele mostrou às professoras como usa a tecnologia a seu favor para driblar o problema da comunicação. O próximo encontro do curso está marcado para o dia 23 de setembro.
Segundo a secretária Carine Carvalho, a rede municipal tem muitos alunos com necessidades educacionais especiais e que precisam de atendimento diferenciado. Ela ainda esclarece que na sede da própria SME há uma sala multifuncional para atender estes estudantes, mas que a demanda é muito grande para uma única sala. “Precisamos de mais espaços especializados”, enfatiza.

Importante
Desde 2005 o Ministério da Educação iniciou a criação de salas multifuncionais em todo o país. A medida é tida como imprescindível, já que, conforme o censo escolar, o crescimento das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular foi de 640% entre 1998 e 2006, passando de 43.923 alunos para 325.316 em 2006. Para atender a toda esta demanda de forma diferenciada, somente no ano passado foram mais de R$ 7 milhões investidos na aquisição de equipamentos para 625 salas multifuncionais, das quais 125 foram preparadas para atender alunos com deficiência visual. Este ano, o orçamento prevê R$ 25 milhões para equipar 4.500 novas salas pelo Brasil.