Por:
PLHIS: instrumento habitacinal
Na última quarta-feira pela manhã, 30, aconteceu a primeira reunião entre equipes para traçar as estratégias de trabalho do PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social. Estiveram presentes representantes da empresa Latus, arquiteta Cláudia Pilla Damazio e Jaqueline Menegassi juntamente com o economista Gevaci Perroni. Candelária é um dos 50 municípios em todo o Estado contemplados com recursos do Ministério da Cidades para elaboração do PLHIS.
O PLHIS é um instrumento que tem o objetivo de diagnosticar a situação habitacional no município de Candelária e dar as orientações e diretrizes para o planejamento do setor habitacional do município, tanto na área urbana quanto rural, com foco especial na habitação de interesse social. O plano serve como facilitador de recursos para o município e habilita Candelária a receber recursos para construção de casas populares, sendo que as cidades que contam com o plano serão priorizadas.
O plano vai contar com duas equipes. A equipe executiva, onde será feito o trabalho de execução e divulgação do plano, tem como responsáveis a secretaria de Assistência Social de Habitação, a secretaria de Planejamento e a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Já a equipe ampliada conta com órgãos governamentais ou civis, secretaria de Educação, secretaria de Saúde, secretaria de Obras, secretaria de Finanças, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Ministério Público. As equipes farão a legitimação do processo do plano habitacional de interesse social.
É importante salientar que todas as entidades serão convidadas a estarem presentes nesta equipe, sendo estes, Ministério Público, Cartório de Registros de Imóveis, Acic, Caixa Econômica Federal, representantes do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, associações de bairro, Conselho Municipal de Habitação, entre outras entidades.