Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Come?am as mudan?as no tr?nsito

Norteado pelo Código Brasileiro de Trânsito – CBT –, o Conselho Municipal de Trânsito começou a empreender desde a última terça-feira as mudanças necessárias para que Candelária conte com uma sinalização eficiente e regular no ir e vir de veículos em suas ruas e, principalmente, como forma de proteger os pedestres. O mapeamento dos problemas foi realizado pelo sargento Netto, da Brigada Militar, e pelo chefe de gabinete e integrante do Conselho, Nelson Farias. “Para se ter uma idéia da bagunça que está a sinalização, basta partir do pórtico de entrada do município e ir em direção ao posto Ipiranga Centro”, disse Farias. “São pelo menos 15 irregularidades que afrontam o que diz o CBT, como paradas de ônibus em esquinas, placas escondidas ou inexistentes, entre outras”, emendou. E é justamente neste trecho que iniciou o trabalho da secretaria de Obras, que está retirando placas, colocando novas ou modificando as que estão erradas.

ETAPAS – Segundo Nelson Farias, esta primeira etapa precede o trabalho que irá ser realizado na Pereira Rego e na Marechal Deodoro, nesta ordem, as avenidas em que se encontram as maiores irregularidades. Ele citou como exemplo os estacionamentos em frente às farmácias e também os utilizados pela Brigada Militar em frente às agências bancárias. Uma consulta via e-mail ao departamento de trânsito da Famurs foi rapidamente retornada ao Conselho, explicando que farmácias não constituem serviço de emergência e também comercializam outros produtos além de medicamentos. “Isto abre um precedente para que outros comerciantes também requeiram o mesmo direito”, salientou Farias. Outro fato interessante refere-se à fiscalização. “Quem irá contar o tempo de 15 minutos?”, indagou o chefe de gabinete. Também a Brigada Militar não terá privilégios, já que em casos de urgência, tem o livre acesso para estacionar onde quer que seja. Isto sem falar da vulnerabilidade a que se expõe aos bandidos por ter lugar fixo para estacionar.

O QUE VAI ACONTECER - O estacionamento oblíquo nos dois sentidos das vias transversais é proibido pelo CTB. Possivelmente até a próxima semana, a situação em que se encontra a rua 15 de Novembro, em frente à Folha e ao Supermercado Imec, será regularizada com a colocação de placas indicativas no lugar certo, ou seja, a 15 metros das esquinas. Terá estacionamento paralelo no lado das duas empresas citadas e obliquo, no outro. A situação do trânsito nas imediações do complexo da Ulbra e da Estação Rodoviária serão pauta da reunião do Conselho no dia 7 de maio. Sobre a Júlio e a Getúlio, foi solicitado um parecer de um engenheiro de trânsito, mas já se ventila a colocação de uma rotatória no local. Por enquanto, nada será mudado, com exceção da colocação de placas indicativas e bem visíveis em ambas as vias. A preferencial continua sendo de quem desce a Pereira Rego, mas com o alerta sobre a proibição de contorno à esquerda para o acesso à Júlio de quem vem por ali.