Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Direito trabalhista: uma opo de vida, uma paixo

Nesta segunda-feira, 11, comemorou-se o Dia do Advogado, data escolhida porque em 1827 foram criados os primeiros cursos de Direito no Brasil. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. Para homenagear a todos os advogados pelo seu dia, a reportagem da Folha entrevistou a jovem advogada Ticiana Krug.
Segundo conta, seu ingresso no curso de Direito foi muito incentivado pela família, mas sua paixão pela profissão se deu somente no decorrer dos semestres. “A gente descobre realmente o que é o Direito mais no meio do curso. É maravilhoso, principalmente para quem gosta de ler e estudar”, explica.
Formada em janeiro de 2004 pela Ulbra de Cachoeira do Sul, desde então Ticiana já fez muita coisa. Um dos primeiros passos foi a pós-graduação em “Demandas Sociais e Políticas Públicas” pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2005. Depois disso, trabalhou no comércio até o ano passado, quando decidiu retomar o Direito em sua vida. “Resolvi exercer a profissão que estudei e na qual investi”, narra. Determinada, ela foi para Porto Alegre, onde fez cursinho preparatório para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Também na capital gaúcha Ticiana concluiu especialização em Direito e Processo do Trabalho pelo IDC (Instituto de Desenvolvimento Cultural), aperfeiçoando-se na área que se descobriu apaixonada durante seus estudos em POA.
De volta à terrinha, Ticiana Krug trabalha desde março no Escritório Joel Pereira Nunes Advogados Associados, onde atende causas trabalhistas. Para ela, este está sendo um grande desafio, mas uma grande satisfação também. “Estou muito feliz por contribuir para que haja respeito entre os homens, sejam eles trabalhadores, patrões ou outros, a fim de possibilitar a conseqüente evolução da justiça”, pondera. Ela ressalta ainda que pretende advogar por muito tempo, mas desde já presta concurso público, na área trabalhista, é claro!

Exame da Ordem
Antes de passar no exame da OAB no ano passado, Ticiana já tinha feito as provas em outra oportunidade. Obstinada a ter êxito na segunda tentativa, ela entrou de cabeça nos estudos. “Hoje, o exame é como um concurso. Tem que estudar muito e de tudo para passar”, conta. Mesmo com alto nível de dificuldade, a advogada aprova o exame, pois, com a preparação para a prova, os profissionais ficam bem preparados para exercer a advocacia.