Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Exposio da Apae comemora a Semana Nacional do Excepcional

De 21 a 28 de agosto o Brasil comemora a Semana Nacional do Excepcional, que este ano tem como tema “Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade”. Dentro desta mobilização, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Candelária promove no município uma exposição de trabalhos. A mostra foi inaugurada na última quarta-feira, 13, nas dependências da Casa de Cultura Marco Mallmann. Na oportunidade, fizeram-se presentes alunos, pais e professores, além de outras pessoas ligadas à entidade e ainda autoridades municipais. Também durante a manhã festiva foi servido um coquetel, cujos quitutes foram produzidos pelos pais envolvidos no curso de culinária.
Segundo a diretora, Cleide Marion, a exposição exibe peças feitas por alunos da Apae e também por pais que participam da oficina de artesanato coordenada pela artesã Clarice Dummer. A maioria dos artigos foi produzida com restos de materiais cedidos pela Gazin que, com criatividade e dedicação, foram transformados em arte. Os trabalhos estão sendo comercializados na Casa de Cultura a preços acessíveis. A exposição segue no local até o próximo dia 21.
APAE – A Apae de Candelária foi construída em uma ação conjunta entre a comunidade candelariense, Casa da Amizade, Rotary Clube Candelária e prefeitura em junho de 1997. Hoje, a entidade atende a 32 alunos com atividades individualizadas e também em grupos. Além destes, ainda há outros 22 pacientes com dificuldades na fala que são atendidos por uma fonoaudióloga. Sua principal finalidade é oferecer possibilidade a todos de participar da vida social, cultural e política, sem discriminação e em situação de igualdade com os demais cidadãos.
SEMANA NACIONAL - A Semana Nacional do Excepcional vem, desde sua instituição em 1964, oportunizando uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência e permitindo uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca da garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva na sociedade. Em 2008, o tema “Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade” deve nortear ações e servir de eixo gerador de reflexões e debates a serem realizados durante todo o ano.

Um casal exemplar
Roger Soares dos Santos, de 23 anos, e Rosane Cardoso da Silveira, de 29 anos, conhecerem-se este ano na Apae de Candelária. Em comum, o problema auditivo e o amor que sentem um pelo outro. Apaixonados, eles já moram juntos e fazem planos de casamento para o próximo ano. Para tanto, Rosane está empenhada na confecção de várias peças de artesanato, produção que é vendida pelo futuro marido. Segundo a professora Iara Terezinha Pozzebon, o casal está muito empenhado e economizando para que o matrimônio se concretize em 2009. Com certeza, um belo exemplo de amor, trabalho e perseverança.