Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Noite de magia e encantamento

Um sonho de menina em um mundo de fantasia. Assim promete ser a noite desta sexta-feira, 22, durante a realização do 4º Baile dos Sonhos, uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, gabinete da primeira-dama e que este ano conta com o apoio da Associação Cultural Erico Verisimo. Ao total, 27 meninas de 14 a 17 anos de famílias atendidas por projetos sociais do município terão seu momento de princesa no salão do Clube Rio Branco, especialmente decorado para a ocasião.
As debutantes serão apresentadas à sociedade por pares do Colégio Militar de Santa Maria, com quem também dançarão sua primeira valsa. Na segunda dança do baile, elas devem valsar com alguém da família. Animado pela Banda Destaque Brasil, o evento promete ser um sucesso, assim como nas edições anteriores. Ingressos antecipados já estão sendo vendidos na secretaria do clube a R$ 5,00. Na hora custarão R$ 8,00. Vale destacar que a compra de quatro ingressos antecipados dá direito a uma mesa.
EXPECTATIVA – As 27 adolescentes estão envolvidas com o Projeto dos Sonhos desde o início do ano, mas, conforme a psicóloga Roberta Crespo Moreira, este é o momento de maior ansiedade para todas. “Elas estão na expectativa, fazendo contagem regressiva para a grande noite”, conta. Antes disso, todas passarão por uma tarde de beleza, fazendo cabelo e maquiagem em nove salões da cidade, todos voluntários. “Tem alguns que participam desde a primeira edição”, ressalta Roberta. As jovens também contam com o apoio de padrinhos da comunidade, que viabilizam o aluguel dos vestidos e sapatos. (Por Michelle Treichel)

O PROJETO
Realizado através da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação e o gabinete da primeira-dama desde 2005, o Projeto dos Sonhos chega em 2008 a sua quarta edição com o apoio da Associação Cultural Erico Verisimo. O foco de seus princípios está voltado para o trabalho com jovens meninas do município, para que estas encontrem o suporte para suas vidas e o incentivo para nunca desistirem de seus ideais. São encontros semanais, de março a dezembro, onde elas ganham atenção especial. Através do acompanhamento da psicóloga Roberta Crespo Moreira e da assistente social Claíre Terezinha Sirena, as meninas receberam orientações sobre questões recorrentes dos adolescentes, incluindo auto-estima, importância do estudo, drogas, alcoolismo e violência doméstica, além de também realizarem trabalhos manuais.