Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Projeto regional lanado em Cabrais

No último dia 11 foi lançado no município de Novo Cabrais o Projeto APL de Piscicultura, a ser implementado nos próximos 24 meses nos sete municípios da região abrangida pelo Corede Jacuí Centro.
Primeiro projeto de impacto regional do Corede Jacuí Centro e fruto da mobilização de seus municípios, o APL busca viabilizar as pequenas propriedades rurais através da produção de peixes em um modelo de Arranjo Produtivo Local, com assistência técnica intensiva e uma estrutura de industrialização e comercialização baseada na formação da cooperativa de produtores de peixe para administração do frigorífico regional, a ser sediado em Cachoeira do Sul.
Em Novo Cabrais, serão beneficiadas 15 propriedades rurais. Os recursos do projeto, no total de R$ 579.643,38 são oriundos do Ministério da Integração Nacional, por indicação do Fórum Mesosul e contrapartida dos municípios integrantes do Corede, os quais serão responsáveis pelas obras de adequação dos tanques junto às propriedades e disponibilização dos técnicos a serem capacitados para a assistência técnica junto aos produtores.
A execução do projeto está a cargo da Agência Sul-Americana de Desenvolvimento, sediada em Novo Cabrais, entidade que já atua em vários projetos no Rio Grande do Sul no segmento de Desenvolvimento Local e Arranjos Produtivos.
Além de Novo Cabrais, compõem o APL os municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Paraíso do Sul, São Sepé, Restinga Seca e Vila Nova do Sul. Maiores informações através do fone 55 3233.2898 ou junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio de Novo Cabrais.