Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Hoffmann est? otimista

*Por Télis Porto Skolaude

O chefe do executivo cerro-branquense, Jorge Hoffmann, que está participando da Marcha dos Prefeitos à Brasília disse estar bastante otimista com o resultado da mobilização, especialmente no que se refere ao percentual de 1% do Fundo de Participação dos Municípios. A manifestação organizada pela Famurs terá resultados, pelo menos se depender das promessas do presidente Lula que garantiu na terça-feira que a base do governo votará favorável ao aumento. “A reivindicação pode parecer pouco, mas soma muito para Cerro Branco em um mês de retorno”, disse.
Hoffmann mostrou-se igualmente surpreso com a rejeição da emenda 187 ao projeto de conversão da Medida Provisória 339/06, que regulamenta o Fundeb. Uma das principais solicitações dos prefeitos e que fazia parte da pauta de reivindicações, a emenda garantiria recursos no próprio Fundeb para financiar o transporte escolar dos alunos da rede pública. Foram 238 votos contrários à medida. Dos 31 deputados federais gaúchos, 13 votaram a favor, 15 contra e três não estiveram presentes. Caso a medida fosse aprovada, os municípios brasileiros receberiam R$ 2 bilhões por ano para financiar o transporte escolar. “Estamos frustrados com os deputados que votaram contra. No discurso eles defendem a causa municipalista e na hora de confirmar o apoio votam contra os municípios, e, conseqüentemente, contra a população”, queixou-se. Os mais prejudicados serão os estudantes. Hoje os municípios financiam mais de 80% do transporte dos alunos da rede pública estadual”, disse Glademir Aroldi, presidente da Famurs.
O prefeito cerro-branquense, que também esteve reunido com a bancada gaúcha no Congresso Nacional, aproveitou para deixar pedidos que contemplam áreas de lazer (complexo esportivo), saneamento básico (redes d’água no Alto Cerro Branco, Linha São Pedro e Rodeio do Herval) e habitação (construção de casas populares). O prefeito Jorge e o vereador Flávio Fardin, que o acompanhou, chegam à cidade amanhã à noite.