Por:
Asfaltar a vida
As muitas chuvas do mês de agosto fizeram os buracos das estradas se multiplicarem. Ao transitarmos por ruas esburacadas sonhamos com uma patrola deixando tudo lisinho.
O problema de uma rua patrolada é a próxima chuva. O problema fica ainda maior em um mês de tantas chuvas como estamos vivenciando. Por isso, se pudéssemos optar entre uma rua patrolada ou asfaltada, com certeza iríamos preferir o asfalto.
E quanto aos buracos de nossa vida? O que fazemos com eles?
Todos temos "buracos" no nosso viver! São problemas, situações difíceis. Os "solavancos" aparecem na vida familiar, aparecem na vida profissional, e muitas vezes a saúde fica toda "esburacada". Problemas de relacionamentos com as pessoas e com o nosso próprio Deus tornam a nossa viagem um desconforto imenso!
Cada um deve refletir sobre a maneira como encara os seus problemas. Cada um deve pensar como costuma tapar os buracos da vida. Talvez tenhamos que admitir que costumamos tapar o sol com a peneira, ou admitir que poucas vezes buscamos um asfalto. Na maioria das vezes tapamos os buracos com simples areia.
Temos a mania de fugir dos problemas! Alguns enchem a cara para esquecer! Outros dormem pensando que, ao acordar, tudo estará solucionado, mas precisam admitir que os buracos vão aumentando com o passar do tempo.
A Bíblia usa uma expressão para identificar o reconhecimento do problema. Ela fala em confissão de pecados. Confessar é admitir! Confessar é encarar os problemas de frente! Confessar nossa situação perante Deus é admitir que precisamos dele, é admitir que dependemos dele!
Davi, falando sobre os buracos do seu viver, testemunha assim: "Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro (Salmo 32.3)", isto é, enquanto fiquei ocultando os meus erros, eu me cansava, eu sofria, eu vivia trafegando em buracos! Mas ele continua: "Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. (v.5)".
O asfalto cobre os buracos. A Bíblia diz que o amor cobre multidão de pecados (1 Pedro 4.8). O bom é que podemos ter a certeza de que o amor de Deus está sempre disponível, ao contrário das verbas para o conserto de estradas.
Nem todos moram em ruas asfaltadas. Dificilmente podemos optar entre patrolamento ou asfaltamento. Mas, quanto aos buracos do viver, todos podemos saber que existe um Deus pronto a asfaltar a nossa vida com o seu perdão.
Pastor Ismar Lambrecht Pinz
32733993 / ismarpinz@yahoo.com.br