Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Sbado o Dia D contra a rubola

A Campanha Nacional de Vacinação Brasil Livre da Rubéola já está na metade e os índices a cada dia se mostram mais preocupantes. Muitos brasileiros ainda não se conscientizaram da importância da vacina para a saúde, o que pode ser conferido nas estatísticas. Conforme o Ministério da Saúde, até o momento apenas 53,77% das mulheres foram vacinadas e 43,38% dos homens. A meta é imunizar 70 milhões de brasileiros de 20 a 39 anos.
Segundo a secretaria municipal de Saúde de Candelária, os números também não são muito animadores no município, que vacinou apenas 4.221 pessoas, o que representa 46% da meta de 9.096 imunizações proposta pelo Ministério da Saúde. A desvantagem masculina registrada em nível nacional é evidente também em Candelária. Até o momento, 2.438 mulheres foram vacinadas contra a rubéola e apenas 1.783 homens.
Para tentar inverter esta situação, a campanha de vacinação está sendo massivamente divulgada na cidade e no interior, seja por meio da mídia impressa, através do rádio ou no boca a boca feito pelas agentes comunitárias de saúde. Uma das ações mais expressivas acontecerá no próximo sábado, 30, quando acontece em todo o Brasil o Dia D contra a rubéola. A data será o ponto alto da campanha, iniciada no dia 9 de agosto e que se estende até o próximo dia 12 de setembro. Em Candelária, todos os postos de saúde estarão abertos. Também haverá pontos de vacinação no Pedágio, em algumas localidades do interior (confira a seguir).
IMPORTANTE - O objetivo da campanha é erradicar a doença e a Síndrome da Rubéola Congênita até 2010, compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Mesmo os adultos que já tiveram a doença, assim como quem já tomou a vacina anteriormente, devem ser vacinados. Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não podem se vacinar. Para garantir a imunização, basta procurar o posto de vacinação mais próximo e não esquecer de levar o cartão de vacina e documento de identidade.

No interior
No Dia D contra a rubéola haverá atendimento em algumas localidades do interior onde tem agente comunitária se saúde, conforme já vem sendo divulgado pela secretaria municipal de Saúde. Além destas, outros pontos do meio rural também receberão atendimento:
• Costa do Rio, comunidade evangélica: 8h30; • Barra do Quilombo, colégio Princesa Isabel: 9h30; • Linha Alta, no armazém Schieferdecker: 10h30; • Palmital, escola Dom Pedro I: 13h30; • Sesmaria do Cerro, na escola Batista Furlan: 14h30; • Picada Escura, igreja Santa Bárbara: 15h30.