Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um lugar bom pra cachorro

A recepção aos visitantes é um indicativo. Os latidos imponentes dos cães são o cartão de visitas do Canil São Francisco de Assis - Adestramento e Hospedagens, na RST 287, em frente à Gazin. O espaço é uma novidade em Candelária no atendimento ao animal que é considerado o melhor amigo do homem. A iniciativa é a extensão do amor de Adriano das Chagas Barragan pelo mundo canino. Segundo conta, durante dois anos foi criador da raça rottweiler, até que no ano passado resolveu buscar um curso de aperfeiçoamento em Santa Maria, no Centro de Treinamento do Roque.
Surgia, então, uma nova profissão. Fortalecia-se, então, uma paixão. Hoje, o Canil São Francisco de Assis, que tem este nome em homenagem ao santo padroeiro dos animais, começa a tornar-se uma referência na atenção aos cães. Estruturado em um terreno de 3 mil metros quadrados, o canil tem espaço para 30 cães e oferece hospedagem e adestramento, serviço que engloba atividades como manejo de filhotes, faro, treinamentos de obediência, de guarda pessoal e de empresas, ensinamentos anti-veneno e também um trabalho de matilha de cães. “Todos os animais são soltos juntos para aprenderem a conviver e a respeitar o espaço do outro, ficando mais tranqüilos e sociáveis”, explica.
Conforme Barragan, todo o trabalho com os cães á bastante intenso e exige muito envolvimento, já que são horários de alimentação, de limpeza do canil e de treinamento. Para dar conta de tudo e ainda conseguir manter paralelamente seu trabalho com chaves, o empresário tem um braço direito: a esposa Márcia Wegner. Além dela, outras duas pessoas também ajudam no trabalho. E caminhando passo a passo eles vão estruturando seu negócio, que conta com o apoio de parceiros importantes, como a Supra Rações, o Centro de Treinamento do Roque e também Pinto & O Gordo Produções.
TREINAMENTO – Até o momento, quatro cães já foram adestrados e entregues aos seus donos com uma nova postura. Outros quatro animais seguem pelo mesmo caminho. No momento, estão sendo treinados um dogo argentino, duas cadelas pastor alemão e uma cadela sem raça definida. Para que o adestramento fique perfeito, Barragan destaca a importância do acompanhamento do dono no processo, que também é “treinado” para aprender a lidar com seu animal da maneira adequada.
FUTURO – O empresário, que se mostra muito empolgado e feliz com o trabalho que realiza, já vislumbra crescimento para o Canil São Francisco de Assis. Segundo ele, os próximos projetos são a ampliação do canil e a estruturação de uma pista de treinamento. Tudo isso, é claro, sem perder o foco, oferecendo aos animais um tratamento exemplar e aos donos a garantia de um companheiro bem treinado e obediente!

Fundamental
Adriano das Chagas Barragan explica que seu trabalho não é simplesmente ser um bom treinador, mas também conhecer a fundo a personalidade do animal, tornando-se seu amigo. E é esse afeto e amizade entre homem e cachorro que ele prega. Segundo ressalta, as pessoas precisam estar conscientes, ao escolher seu cãozinho, de que este viverá de 10 a 14 anos. “Não se pode pegar um animal no impulso, só porque é um filhote fofinho. É fundamental estar ciente de que ele vai crescer e por toda vida vai precisar de cuidados, de carinho e de atenção”, aconselha.