Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Psiclogos comemoram 46 anos de regulamentao da profisso

Na última quarta-feira, 27, foi o Dia do Psicólogo. A comemoração é uma referência à data que regulamentou a profissão no Brasil, 27 de agosto de 1962, através da aprovação da Lei 4.119. No entanto, a história da psicologia no mundo remete há muito tempo, confundindo-se com a história da própria filosofia. Com o passar dos tempos, a psicologia só vem crescendo, ocupando espaços e desenvolvendo novos projetos de atuação profissional para o bem da sociedade.
Um psicólogo pode exercer a profissão tanto nos setores mais tradicionais do caráter individual, como o clínico, quanto nas esferas sociais e institucionais, Em qualquer área de atuação, o trabalho do profissional está baseado cientificamente e tem como objeto de estudo o ser humano com suas faces e interfaces com as demais ciências.
Para homenagear a todos estes profissionais pela passagem de seu dia, a reportagem da Folha entrevistou a psicóloga Roberta Crespo Moreira, formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul no ano de 2000. Segundo conta, a área das ciências humanas sempre foi uma paixão, mas a opção pela psicologia foi, inicialmente, um passo no escuro. “Entrei na faculdade sem conhecer muito do curso, mas ao longo dos semestres me apaixonei pela minha profissão”, conta. Desde a formatura, a psicóloga sempre trabalhou com a parte clínica, atualmente prestando atendimento na Cauzzo. Além disso, também é bastante conhecida pelo seu trabalho na secretaria de Assistência Social e no Conselho Tutelar.
Pós-graduada em “Intervenção em Saúde Coletiva, Educação para a Saúde” pela Unisc em 2005, Roberta se diz muito feliz e satisfeita com a profissão que escolheu, principalmente pelas suas múltiplas possibilidades de atuação. Em relação à passagem do Dia do Psicólogo, ela reforça que muito se têm para comemorar, todavia muito se tem para refletir e pensar sobre a atuação profissional. “Temos sempre que prestar atenção às diversas nuances que temos que lidar no dia-a-dia e estar preparados para lutar para que nosso trabalho contribua para a evolução do homem”, finaliza.