Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Bandas se preparam para o dia 7

O som marcante das batidas musicais que se escuta em Candelária não deixa dúvidas de que o mês de setembro chegou. São as bandas marciais dos educandários do município, que aceleram os ensaios para fazer bonito na avenida Pereira Rego no próximo dia 7 de setembro, durante a tradicional caminhada cívica. Guiada pelas notas sonoras que se espalham pela cidade, a reportagem da Folha foi acompanhar como andam os preparativos das bandas do Colégio Medianeira, do Colégio Concórdia/Ulbra, da escola municipal São Paulo e da escola estadual Gastão Bragatti Lepage.
No Colégio Medianeira, os 52 integrantes da banda iniciaram os ensaios no mês de junho. Para o desfile deste ano o grupo apresentará na avenida novas evoluções. Outra novidade é que, diferente de outros anos, em 2008 a banda do Medianeira é composta exclusivamente por alunos, encarregados pelos fuzileiros, caixas, taróis, bumbinhos, pratos, escaletas e trompetes. Ao total, serão 12 cadências e quatro músicas e a promessa de uma bela apresentação.
Sob a regência do professor Flávio Kochenborger, a formação do Colégio Ulbra/Concórdia também intensifica os ensaios, feitos sempre em três encontros semanais desde junho. Conforme o regente, os treinos têm lugar nas ruas paralelas à escola, o que é muito importante para a melhor formação da banda, que já vai se adaptando para o dia do desfile. Ele ainda antecipa que a novidade este ano fica por conta dos três mascotes à frente da formação. “É muito importante esta valorização, pois incentiva a participação das crianças”, destaca.
Instituída em 2006 através da secretaria municipal de Educação, a banda marcial da escola São Paulo, da Linha do Rio, estreou na caminhada cívica no ano passado. Mais experiente, a banda se prepara para o seu segundo desfile cheia de entusiasmo. Regido por Francisco Alexandre Veloso, o Chixico, o conjunto tem 40 integrantes e já ensaia há três meses, sempre nas segundas, terças e quintas-feiras. A novidade deste ano, segundo o maestro, são os dois novos trombones, adquiridos pela escola através da SME e que prometem dar um brilho a mais para o desfile.
Quem também terá sua segunda experiência na avenida Pereira Rego é banda marcial do Lepage, regida por Delmar Gomes da Silva, que pelo segundo ano está à frente do grupo. Ao total, são 40 músicos que há um mês ensaiam diariamente, das 17h30 às 19h, no pavilhão da escola. Todo este comprometimento e esforço fazem com que o regente se mostre otimista sobre a apresentação. “A banda está acima das expectativas e deve fazer uma bela apresentação”, garante, estendendo seu agradecimento ao apoio incondicional da diretora Joicymar Meneghetti e da funcionária “Xuxu”, que confeccionou os uniformes.