Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Intensificada a campanha contra a rubola

A campanha de vacinação Brasil Livre da Rubéola, que iniciou no dia 9 de agosto, teve no último sábado, 30, um momento de mobilização em todo o Brasil. A data marcou o Dia D contra a Rubéola, quando os esforços pela imunização de adultos de 20 a 39 anos foram intensificados em todo o país. Todavia, os números ainda não animam os órgãos de saúde, que trabalham incansavelmente a favor da conscientização e de uma maior cobertura da vacina.
Em Candelária, por exemplo, segundo dados repassados pela enfermeira Fernanda Cardoso, até o momento 4.648 pessoas foram vacinadas, o que representa 51% da meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 9.096 imunizações no município. No Dia D contra a Rubéola, mesmo com ações sendo desenvolvidas em várias partes da cidade e do interior, poucas pessoas foram imunizadas. Para reverter estes números, nas próximas semanas de campanha a vacina será levada ao comércio local e também a alguns pontos do interior onde a adesão ainda é pouco expressiva. Além disso, em algumas tardes a vacina também estará sendo aplicada na estação rodoviária.
A campanha de vacinação se estende até o próximo dia 12 de setembro. Até lá, a expectativa é imunizar 70 milhões de brasileiros de 20 a 39 anos. Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, até o momento 65,67% das mulheres foram vacinadas e 55,85% dos homens. Quem ainda não se vacinou tem um pouco mais de uma semana para procurar o posto de saúde mais próximo e não esquecer de levar o cartão de vacina e documento de identidade. Mesmo os adultos que já tiveram a doença, assim como quem já tomou a vacina anteriormente, devem ser vacinados. Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não podem se vacinar.
IMPORTANTE - A rubéola quando atinge a mulher grávida é uma doença grave. Causa abortos ou o bebê pode nascer com surdez, cegueira, doenças do coração e retardo mental que perduram por toda a vida. Com a participação de todos na campanha de vacinação, a intenção é que o Brasil fique livre da cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias decorrentes do vírus da rubéola.