Por:
Produtores participam de curso em Caxias do Sul
A Emater/RS - Ascar de Candelária vem dando assistência técnica a quatro agroindústrias no município. Na semana passada, de 25 e 29 de agosto, os produtores Alcides Telmo Muller (Agroindústria de Sucos Orgânicos Muller), Luana Cristina Gewehr e Evanira Ledi Gewehr (Agroindústria de Conservas Orgânicas Apecan) e o técnico agrícola Sanderlei Pereira participaram de um Curso de Processamento de Frutas e Hortaliças e Estudo de Mercado - Módulo Salgado, no Centro de Treinamento de Fazenda Souza (CEFAS), em Caxias do Sul. Esse é um dos nove centros que são administrados pela Emater/RS - Ascar, cujas características são transferir tecnologias e conhecimentos aos participantes através da prática em instalações adequadas a esse fim.
Durante o curso, além das orientações gerais sobre instalação e administração de uma agroindústria, o grupo executou as “boas práticas de fabricação”, realizando todos os processos de higiene e desinfecção pessoal, das instalações, de máquinas, equipamentos e também dos produtos processados. “Durante a semana foram processados diversos produtos hortigranjeiros, como preparo de picles, berinjelas ao óleo, alho ao óleo, catchup, concentrado de tomate, molho de tomate tipo italiano, tomate seco em conserva, tomate seco embalado a vácuo, pepino em conserva, cebola em conserva, preparo de vinagre aromatizado, branqueamento de hortaliças e hortaliças minimamente processadas”, explica Sanderlei.
Para o técnico, o aperfeiçoamento constante é essencial para a melhoria dos produtos ofertados aos Candelarienses. “Este é o foco principal da assistência técnica e dos agricultores envolvidos nas agroindústrias assistidas pela Emater/RS – Ascar”, conclui.