Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Empresrios comemoram o bom o momento do mercado automotivo

A procura pelos bens de consumo cresce a cada dia, sempre acompanhando a expansão de ofertas do mercado, recheado de novidades tecnológicas e cheio de tentações para os consumidores. Todavia, neste contexto nenhum outro bem é tão desejado quanto o automóvel, que desde sua origem gera fascínio no mundo, seja por sua beleza, conforto ou pela comodidade que assegura. Devido à competitividade acirrada entre as marcas, a todo o momento o mercado automotivo desponta com novos modelos e novas reformulações para os clássicos, buscando sofisticação e design moderno para os luxuosos e também para os modelos populares. Mesmo com toda esta expansão, como será que andam os negócios neste setor em Candelária? A reportagem da Folha conversou com proprietários de revendas do município, que expuseram um pouco sobre mercado e expectativas para o último quadriênio de 2008.
Na Gündel Veículos, Jair Gündel está satisfeito com os resultados do primeiro semestre. Há 15 anos no ramo de automóveis, o empresário garante que as vendas nos primeiros seis meses do ano ficaram dentro das expectativas. Segundo explica, a boa safra do fumo foi um dos fatores que influenciaram para este resultado, bem como os descontos oferecidos na compra do carro zero mediante a apresentação de bloco de produtor. “Em anos anteriores já tivemos resultados melhores, mas a média atual de 30 a 40 carros vendidos por mês é muito boa”, assegura. De acordo com Gündel, a partir desta época começa um ligeiro declínio na comercialização, mas para contornar esta situação a revenda aposta em promoções e financiamentos facilitados em relação a taxas e juros. “Estamos otimistas para este final de ano e esperamos manter a média de um carro vendido por dia”, reitera. A Gündel Veículos fica na Avenida Pereira Rego, 1155, fone 3743 1583.
Quem também não esconde seu contentamento em relação aos resultados já atingidos neste ano é o empresário Omar Salameh, proprietário da Auto Car Veículos. Segundo conta, no primeiro semestre de 2008 os negócios andaram de vento em popa. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 20 a 30% nas vendas. Para Salameh, que trabalha com automóveis há 10 anos, a diversificação dos produtos oferecidos pela revenda é a principal razão pela ascensão dos negócios. “Estamos apostando em modelos diferenciados e mais sofisticados, para que os clientes tenham mais opções na hora da compra”, explica. Mesmo com a baixa já tradicional dos negócios registrada nos meses de setembro e outubro, o comerciante não esmorece. “É momento de luta e de trabalhar ainda mais para ultrapassar qualquer problema”, enfatiza, ressaltando seu desejo de que até o final do ano os índices de venda continuem maiores do que em 2007.
Para Abelardo Carvalho, proprietário do Abel Automóveis, 2008 tem sido o melhor dos últimos cinco anos para o mercado automotivo. As vendas se mantêm aquecidas desde o primeiro semestre, com aproximadamente 30 carros sendo negociados por mês. Para o empresário, que tem 17 anos de experiência no ramo, vários fatores contribuem para este resultado positivo, sendo um deles o clima favorável para os homens do campo. “Se a agricultura vai bem, o comércio vai bem”, articula. Outros pontos apontados pelo empresário é a melhor cotação dos veículos - que estão sendo comercializados com preços mais justos -, e o aumento de revendas no município. “Candelária tem sucesso no ramo principalmente pela grande variedade de carros, o que tem atraído compradores de cidades vizinhas”, justifica. Ele ainda expõe sua esperança de que o mercado continue aquecido, com produtos em alta, taxas de juros baixas, prazos longos de financiamento e prestações fixas.