Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Mais um caminho para os bombeiros

As sirenes dos bombeiros ecoaram por toda a cidade na última terça-feira, 2, intrigando a população da cidade com a movimentação intensa de toda a corporação. No entanto, desta vez os alertas não anunciavam tragédia, mas espalhavam alegria. A carreata pelas principais ruas do centro mostrava o novo caminhão que chegou para se incorporar à frota da entidade, um veículo vindo de Bad Nauheim, no estado de Hessen, na Alemanha, através de doação viabilizada por Joachim Krämer, chefe dos bombeiros daquela cidade. Este é o terceiro caminhão oferecido pela companhia à Terra do Botucaraí e o quarto vindo da Alemanha.
A chegada do Mercedes Benz modelo LAK 913B, ano 1979, é o fim de uma grande espera e a certeza de uma grande conquista. Embora sua doação tenha sido consolidada em 27/01/2006 pelo prefeito de Bad Nauheim, senhor Bernd Witzel, os trâmites para a chegada do caminhão a este lado do Oceano Atlântico foram árduos. Ele saiu do porto de Bremerhaven a bordo do navio MSC Lorena em 10 de fevereiro deste ano e no final do mesmo mês já estava no porto de Rio Grande, onde permaneceu até a conclusão de todo o processo burocrático. Um dos problemas enfrentados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária foi o valor orçado para importação, que excedeu as estimativas e chegou a R$ 35 mil.
No fim, tudo deu certo e a liberação do veículo foi anunciada na última segunda-feira, 1º de setembro. No mesmo dia, René Karnopp, Joice Lazzari e Marcos Henker saíram de Candelária rumo à Rio Grande. Todavia, um imprevisto fez aumentar ainda mais as expectativas. Por ter ficado muito tempo parado, o caminhão apresentou alguns problemas no freio, adiando em um dia sua chegada ao município. Seus primeiros quilômetros em solo candelariense foram rodados às 17h de terça-feira. Após o desfile pela cidade, houve uma grande festividade de confraternização na sede dos bombeiros.
IMPORTANTE – Embora já inserido à frota do Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária, o novo caminhão vai continuar inativo até 2009. Isso porque sua operação é extremamente delicada e exige treinamento. Os bombeiros só poderão operá-lo após um curso que será ministrado em novembro, quando Joachim Krämer virá a Candelária fazer a entrega oficial.

Caminhão de resgate
O Mercedes Benz modelo LAK 913B, ano 1979, é um caminhão exclusivamente de resgate. Segundo René Karnopp, ele não comporta água, somente equipamentos utilizados para resgate. Entre suas ferramentas estão desencarceradores, gerador de energia elétrica de corrente alternada em 110 e 220 v, equipamento de solda elétrica, macacos hidráulicos, luzes de advertência, motosserra, balão inflável para levantar estruturas de complexa remoção, entre outros.

Livro de bordo
Uma das peculiaridades do novo caminhão é o seu “fahrtenbuch für dienstkraftfahrzeuge”, ou seja, livro de bordo de caminhões de bombeiros. Nele, estão minuciosamente detalhadas todas as ocorrências do veículo desde o início de suas atividades. A última registrada na Alemanha remete a 16 de novembro de 2007, anotada pelo motorista Ohl em uma ação dentro do perímetro urbano de Bad Nauheim. Na oportunidade, foram percorridos 13 km.