Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Lideranas lutam pela retomada das obras na RS 410

No dia 2 de setembro lideranças da região acolheram o convite feito pelo deputado Adolfo Brito (PP) e compareceram a Cachoeira do Sul, a fim de trabalhar pela retomada das obras da RS-410, entre Candelária e Rio Pardo. Brito intermediou a presença do secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, e do diretor-geral do Daer/RS, Vicente Pereira, na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Casisc), onde falou sobre o Duplica RS e as obras da região.
O secretário estadual e o diretor-geral do Daer anunciaram investimentos e prioridades que serão realizadas dentro do Programa Estruturante do Estado, a partir de 2009. O secretário Daniel Andrade fez uma série de projeções e confirmou a solicitação das comunidades de dois municípios vizinhos: a partir de 2009 serão retomadas as obras da RS-403, ligando Cachoeira do Sul a Rio Pardo.
Ao final das explanações do secretário Daniel Andrade, o deputado Brito inalteceu a inclusão da RS 403 já no orçamento estadual do ano que vem. Em seguida, fez uma explanação sobre a necessidade de conclusão da RS-410, entre Candelária e Rio Pardo, a fim de favorecer o escoamento da produção que virá de Cruz Alta, passando por Boa Vista do Incra, Salto do Jacuí, Estrela Velha, Arroio do Tigre, Sobradinho, Passa Sete e Candelária rumo ao Porto de Rio Pardo (que será construído pela Aracruz) ou pela RST-471, direto ao porto de Rio Grande. “Desta forma, daremos trafegabilidade com menores custos, trazendo novos investimentos que irão gerar emprego e renda em toda a região Central do Estado”, apontou Brito.
Brito recebeu apoio, nesta reivindicação, de lideranças empresariais e políticas da região, em especial do Sindicato Rural de Candelária através do seu presidente Mauro Flores e do vice-presidente José Emmel e da Associação do Comércio e Indústria de Candelária, representada pelo presidente Clairton Kleinert, pelo vice Fernando Lersch e pelo tesoureiro Clemente Berhardt. Também estiveram presentes líderes dos municípios de Rio Pardo, Novo Cabrais, Agudo e Restinga Seca.
Ainda na reunião, o diretor-geral do Daer anunciou que ainda este ano sairá do papel o Plano de Recuperação de Rodovias que visa recuperar 700 Km de estradas em todo o Estado. “As obras da região serão beneficiadas. Pretendemos atender a RSC 287, entre Paraíso do Sul e Restinga Seca, bem como as RS-400 e 481 entre Candelária, Sobradinho e Arroio do Tigre, hoje em precárias condições”. Especificamente sobre o pedido da comunidade e do deputado Brito, relacionado à RS 410, entre Candelária e Rio Pardo, o diretor do Daer afirmou que fará o possível para incluir a obra no Orçamento 2009.