Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Polcia Civil paralisa por dois dias

Os policiais civis estão parcialmente em greve. 95% das delegacias de policia do interior do Estado do Rio Grande do Sul paralisaram as suas atividades na última quarta-feira, 3, e quinta-feira, 4, para reivindicar algumas melhorias para a classe. A Delegacia de Policia de Candelária se uniu às demais e também paralisou as suas atividades neste período, priorizando o seu atendimento no plantão para ocorrências graves.
Segundo os policiais civis locais, a classe reivindica um período determinado para a aposentadoria, o pagamento de horas extras, a formação de um plano de carreira na função, o fim do sobreaviso e o reajuste salarial. Sobre a aposentadoria, os policiais pedem que o governo conceda a aposentadoria especial, onde o servidor que possuir 20 anos de polícia mais 10 anos em outra função ou com 30 anos completos exercendo as funções na policia, se aposente na profissão.
HORAS EXTRAS – Os policiais também reclamam que há dois meses estão sem receber os valores referentes às horas extras exercidas na profissão. Sobre a questão salarial, há 10 anos o governo estadual não reajusta o salário dos policiais civis, gerando um grande descontentamento na classe. Os policiais civis também reivindicam um plano de carreira para a classe, semelhante ao que ocorre com a Brigada Militar, onde os profissionais são promovidos, de acordo com o seu plano de carreira estipulado.Outro pedido dos policiais civis é o fim do sobreaviso. As delegacias de policia que não possuem plantão 24 horas, os policiais que ficam de sobreaviso e precisam estar 24h a disposição em sua residência, o que acaba tirando o direito ao descanso ao profissional.
A partir de hoje, as delegacias do interior voltam as suas atividades normais. No mês de outubro, as delegacias situadas na grande Porto Alegre irão paralisar as suas atividades no mesmo período, fazendo as mesmas reivindicações para o governo do estado. “Apenas queremos que o governo valorize a nossa classe, pois a policia civil não mede esforços para trabalhar no combate a criminalidade”, concluiu um dos servidores.