Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Comea o plantio de arroz em Candelria

No início de agosto a movimentação nas lavouras de arroz já dava indícios do início da nova safra. As primeiras gotas de suor derramadas pelos produtores no preparo do solo carregam, certamente, todo o comprometimento, trabalho e esperança de mais um ciclo com altos índices de produtividade em Candelária. Com as projeções de crescimento no campo, esta semana iniciou a semeadura do arroz no município para a safra 2008/2009. A expectativa do escritório local do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é de que até esta sexta-feira, 5, pelo menos 40 hectares já estejam cultivados.
Atualmente, Candelária tem 230 arrozeiros e 8.200 hectares destinados à cultura do arroz. Deste montante, 47% são produzidos no sistema pré-germinado; 19,4% no convencional em linha; 32% no sistema mínimo em linha; 1% no convencional e 0,6% no sistema direto. Conforme Luciano Siqueira, as primeiras lavouras semeadas são do sistema pré-germinado, onde a cultivar utilizada tem desenvolvimento longo a precisa ser plantada até no máximo o dia 10 de outubro para poder completar o ciclo.
PROJEÇÃO – Na safra 2007/2008 Candelária foi o município da depressão central que mais teve incremento de produtividade, superando municípios como Agudo, onde a produção de arroz é bastante forte. Para repetir este crescimento na safra que se inicia, a projeção do Irga é de que no mínimo 35% das lavouras estejam plantadas até o dia 10 de outubro. “Este é o ponto chave para o aumento da produção”, articula Siqueira, ressaltando a expectativa de que a média em 2009 fique em torno de 7.500 kg/ha.