Por:
Reverncia Ptria
O sábado chuvoso e sombrio era intimidador e ameaçava o desenvolvimento da Caminhada Cívica. Mas o 7 de setembro amanheceu diferente e brindou os candelarienses com um domingo de tempo bom. Nem mesmo o frio afastou a população, que lotou o centro da cidade para assistir ao tradicional desfile cívico, que este ano envolveu 23 representações locais, entre escolas, entidades, clubes de serviços e agremiações.
Organizada pelas secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Cultural, a Caminhada Cívica 2008 foi o ponto alto da programação da Semana da Pátria no município e tem o objetivo de valorizar o espírito cívico e o sentimento patriótico que engrandecem o ser humano. Na Avenida Pereira Rego o roteiro da caminhada foi o mesmo de outros anos, iniciando na esquina do Banco do Brasil e se estendendo até o final da quadra em que está localizada a Sorveteria Gut.
Os primeiros a desfilar foram o Candino e a Candina, mascotes de Candelária, acompanhados das soberanas do município, rainha Fernanda Luiza Meneghetti e princesas Ginevra Haubert da Silveira e Melise Wollmann. Posteriormente, seguiram-se os desfiles do Grupo Alegria de Viver; Emei Zenith Heinze; Centro Social Amigo da Criança; Escola Lepage; Escola Percílio Joaquim da Silveira; Escola Professor Penedo; Escola Guia Lopes; Escola São Paulo; Escola Cristo Rei; Escola Christiano A. Graeff; Escola São João B. de La Salle; Escola Adão Jaime Porto; Colégio Medianeira; Lions Clube Candelária Centro; Clube Atlético Candelariense; Colégio Ulbra/Concórdia; Grupo de Escoteiros Botucaraí; CTG Sentinela dos Pampas; Corpo de Bombeiros Voluntários e Brigada Militar.
ANÁLISE – Os organizadores fizeram uma avaliação muito positiva do evento, destacando a evolução das escolas na organização dos desfiles e valorizando a participação das bandas marciais do Colégio Medianeira, Colégio Ulbra/Concórdia, Escola São Paulo e Escola Lepage, que abrilhantaram o domingo com suas apresentações.
Destaques
Todas as entidades, de forma bastante comprometida, mostraram seu trabalho e levaram para a Avenida Pereira Rego muitas cores, alegria e disposição. Entre os grandes destaques do desfile estiveram as coreografias das balizas das bandas marciais, que encantaram o público com suas performances. Merece destaque ainda a participação da escola de educação infantil Zenith Heinze, que lembrou os 25 anos de sua história, comemorados em maio deste ano. Quem também arrancou muitos aplausos foi o Colégio Medianeira, que mais uma vez deu show em sua participação e surpreendeu os presentes com a apresentação de Teixeirinha Filho, que cantou a célebre canção de seu pai: “Querência Amada”. O músico contou com o acompanhamento de seu filho, Teixerinha Neto. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária também foi um dos destaques, mostrando para os candelarienses seu novo caminhão de resgate vindo da Alemanha e que chegou ao município na semana passada. Na oportunidade, eles exibiram uma faixa de agradecimento à comunidade pelo apoio para a vinda do veículo.