Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Depresso: uma das principais doenas da modernidade

A depressão é uma situação de distúrbio mental, leve ou acentuada, decorrente do funcionamento alterado das células cerebrais, sobre a capacidade emocional e física de um indivíduo. É um problema que acomete homens e mulheres adultos (da faixa etária dos 20 aos 50 anos de idades), embora também com registro em idosos e crianças, atinge principalmente o organismo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem com depressão.
Os sintomas mais freqüentes estão relacionados à variação de humor, afetando o comportamento diário de uma pessoa, que transparece através da feição, momentos de tristeza, desânimo, ansiedade e irritabilidade contínua. O quadro da depressão varia conforme a personalidade. Para alguns acontece da Depressão se manifestar através da síndrome do pânico, por exemplo, sem tristeza, sem desânimo e sem choro, enquanto, para outros ela se apresenta sob a forma típica, com tristeza, choro e apatia. Outros ainda podem apresentar sintomas físicos e assim por diante. Crianças deprimidas, em geral, costumam ir mal na escola, ficam rebeldes, irritadas e não se mostram tristes. O popular esgotamento pode ser também uma outra forma da depressão. Sentir-se esgotado é sentir-se sem disposição para a vida. Não para a vida em seu sentido biológico de continuar vivendo, mas à vida em seu sentido cotidiano; falta disposição para continuar, dia após dia, a enfrentar os mesmos problemas corriqueiros, falta disposição para enfrentar a monotonia e a constância da vida, para continuar a fazer as mesmas coisas, para suportar as mesmas pessoas, etc.
A Depressão pode se manifestar como depressão típica ou depressão atípica. A depressão atípica é uma maneira disfarçada da Depressão se apresentar. Isso acontece, normalmente, naquelas pessoas que não se permitem sentimentos sem motivo e, apesar de já terem ido à muitos consultórios médicos com as mais variadas queixas e de terem feito inúmeros exames, continuam achando que a medicina ainda não conseguiu descobrir a causa de seus problemas.
Depressão típica, por sua vez, se manifesta com todos os sintomas emocionais típicos, tais como apatia, desinteresse, tristeza, desânimo, etc. A depressão pode ser entendida como um estado afetivo rebaixado. Portanto, o que mais se constata na depressão típica é um cansaço ou inibição das atividades físicas e psíquicas tal como se houvesse uma perda de energia geral. Para as pessoas deprimidas todas as atividades parecem mais cansativas, difíceis e tediosas. Há um comprometimento do ânimo geral para tudo, inclusive para as atividades que deveriam dar prazer. Por isso a importância do paciente estar identificando os sintomas. Só assim buscará um acompanhamento por um profissional da área.
Por Luizara Rodrigues - Psicóloga CRP 07/16739