Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Chama crioula est a caminho

A Batalha do Barro Vermelho ficou conhecida como uma das mais sangrentas da Revolução Farroupilha. Travada em 30 de abril de 1838, o palco deste episódio, na cidade de Rio Pardo, é lembrado por um monumento em formato de cruz, que homenageia as mais de 500 pessoas vitimadas no combate. Este local de tão grande significado histórico serviu de ponto de partida para as comemorações da Semana Farroupilha 2008 em Candelária. Em solenidade prestigiada por autoridades candelarienses e rio-pardenses, foi acesa a centelha da chama crioula, que se manterá viva até o final da programação, no dia 20 de setembro. O Grupo de Cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas vai trazer a chama em cavalgada iniciada ontem e que se estenderá até o dia 13 próximo.
A comitiva liderada pelo vice-prefeito Ênio Hübner e integrada também pelo patrão do Sentinela dos Pampas, Clécio Nascimento, e pelo presidente da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo, Roque Rathke, acompanhou o nascimento da centelha crioula através da utilização de pedras fogo. O coordenador da cavalgada, Leandro Figueiró, destacou o compromisso do grupo em transportar uma centelha inspirada nas adversidades enfrentadas pelos revolucionários. O patrão Clécio Nascimento lembrou a condição de cidade-mãe de Rio Pardo, valorizando a escolha do local conhecido também como berço do Hino Rio Grandense para dar início à chama crioula. O vice-prefeito Ênio Hübner também ressaltou a importância do culto às tradições ao observar que “um povo que não conhece sua história não tem passado”.
Após a solenidade, as autoridades, integrantes da cavalgada e grupo de apoio dirigiram-se até a sede do CTG Estância do Rio Pardo, onde foi servido um carreteiro muito elogiado por todos. À tarde, os cavaleiros iniciaram sua jornada carregando a chama que justificou toda a movimentação. A parada seguinte deu-se no PTG Porteira Aberta, no Albardão, onde o grupo pousou. Hoje, o roteiro prevê um percurso até o CTG Coxilha Verde, ainda no Albardão. Amanhã, os cavaleiros seguem até o CTG Candeeiro da Amizade, em Vera Cruz, de onde partem na quinta-feira em direção à Rebentona, com pouso na Escola Frederico Teodoro Gewehr. Na sexta-feira, a cavalgada prossegue até o Parque de Eventos de Candelária e, finalmente, no sábado pela manhã, ingressa na cidade. A solenidade de abertura da Semana Farroupilha está programada para às 10h30min do sábado, 13, no CTG Sentinela dos Pampas.