Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Dia Mundial da Sade Bucal

Neste dia 12 de setembro de 2008 o planeta comemora o 1º Dia Mundial da Saúde Bucal. O objetivo da data é incentivar ações destinadas a aumentar a sensibilização para a saúde bucal.
Com certeza todos conhecem aquele ditado que diz que “a saúde começa pela boca”. E começa mesmo! Não podemos tratar a boca como parte separada do corpo. A cada dia novas pesquisas estão sendo feitas, buscando relacionar as doenças bucais, principalmente as doenças periodontais com outras doenças. A doença periodontal é uma alteração inflamatória crônica que afeta a gengiva e osso que dá suporte ao dente. É uma doença é muito comum, afetando cerca de 60% da população brasileira. Por este motivo, estão sendo feitos vários estudos que buscam relacioná-la com outras doenças, tais como: alterações cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, nascimento de bebês prematuros e/ou com baixo peso, artrite reumatóide, hipertensão, diabetes melitus, depressão, entre outras.
Estes certamente são motivos suficientes para gastarmos um pouco mais do nosso tempo fazendo a nossa escovação bucal. Mais importante do que a quantidade de vezes que escovamos os dentes, é o capricho com que a fazemos.
Vemos, então, que os cuidados bucais não trazem apenas o beneficio de ter dentes bonitos e saudáveis, mas contribui significativamente para a saúde geral do indivíduo.
Cuide bem de sua boca, não apenas nesse dia 12 de setembro, mas sempre, afinal, ela é o seu cartão de visita!

Dr. Tiago Luis Beskow, Cirurgião-Dentista