Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Justia Eleitoral encerra hoje treinamento de mesrios

O Cartório Eleitoral de Candelária começou na segunda-feira, 15, e encerra hoje, 19, o treinamento dos voluntarios que atuarão como mesários em Candelária nas eleições municipais de 5 de outubro de 2008. Os treinamentos ocorrem no Fórum de Candelária em duas turmas diariamente, às 14h e às 16h.
De acordo com a analista judiciário Ligiane Freire, durante o curso os participantes aprendem as principais funções dos mesários, procedimentos para instalação da mesa receptora de votos, como emitir a zerésima (documento que confirma que urna não possui nenhum voto), fiscalização, propaganda e situações especiais que porventura ocorram no dia do pleito.
“Os mesários são as figuras mais importantes do processo eleitoral. Eles são os responsáveis por garantir que as eleições sejam realizadas da melhor forma possível. Portanto, o treinamento é fundamental para que eles tenham noção do importante serviço que irão desempenhar a serviço da democracia”, salientou Ligiane.
A maioria dos mesários já tem experiência de eleições anteriores e as principais dúvidas que surgiram referem-se a eventuais problemas que possam ocorrer com a urna eletrônica durante a votação.
No primeiro dia, 40 pessoas participaram do treinamento e foram poucas as faltas registradas. Em Candelária, são 82 seções e no processso eleitoral estão envolvidos pelo menos 364 pessoas, entre presidentes de mesa, mesários, fiscais de prédio e escrutinadores. Deste número, apenas 10% são voluntários, os demais são convocados pela Justiça Eleitoral.

Fique ligado
O serviço prestado pelo mesário não é remunerado, mas tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de participações justo à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
O mesário convocado que não comparecer no local, em dia e hora determinados para a realização da eleição e que não apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias, estará sujeito a multa de meio a um salário mínimo vigente na zona eleitoral. Caso o mesário seja servidor público, a pena é de 15 dias de suspensão, sem recebimento de remuneração. As penas previstas são aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos.