Por:
Candelarienses se destacam na semifinal do estadual de xadrez
No último final de semana foi disputada nas dependências da Sogipa, em Porto Alegre, a semifinal do Campeonato Gaúcho de Xadrez 2008. No total, a competição contou com a participação de 97 enxadristas oriundos das mais diversas cidades do estado. Pela primeira vez Candelária esteve representada na competição com os enxadristas Luciano Teixeira de Souza e Roni Boijink.
A competição foi finalizada com 67 enxadristas devido a desistências de alguns competidores ao longo da competição. A semifinal foi disputada no sistema suíço com um total de seis rodadas. Ao final, os 19 melhores enxadristas se classificaram para final estadual. Os candelarienses se saíram muito bem e obtiveram a classificação como suplentes. Luciano finalizou a competição em 32º no geral, sendo o oitavo suplente. O candelariense obteve duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Já Roni obteve o 41º lugar, sendo o 17º suplente, conquistando três vitórias e três derrotas. Segundo Luciano Souza, os enxadristas classificados têm até o dia 30 de setembro para confirmar a sua participação no evento, que neste ano acontecerá na cidade de Carazinho, nos dias 17,18 e 19 de outubro. O único enxadrista da região classificado para a final é Eudismar Abreu, de Santa Cruz do Sul. Caso aconteçam desistências, os suplentes serão convidados, de acordo com a sua classificação.
IMPRESSÕES – Os enxadristas locais avaliam como positiva a participação no evento estadual disputado na Sogipa. Souza, que participou pela segunda vez, salienta o nível dos competidores e a excelente estrutura do evento. “ A competição estava em um nível muito forte. Enfrentamos enxadristas com classificações bem superiores as nossas e conseguimos conquistar resultados importantes”, salientou. Roni participou pela primeira vez da competição estadual e ficou satisfeito com os resultados obtidos. “ O evento foi de alto nível. Tive a oportunidade de aprender com os melhores jogadores da modalidade, fazer novas amizades e conhecer mais sobre o xadrez”, concluiu.