Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Programa de Habita??o Rural oferece melhorias para o campo

O Programa de Habitação Rural, viabilizado pela resolução 460 em uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Caixa Econômica Federal, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf), finalizou na última semana as vistorias aos 80 projetos de melhorias de habitação no interior de Candelária. Segundo o vice-presidente do STR, Dilson Dittberner, na terça-feira, 9, ele esteve em várias localidades acompanhado do engenheiro civil Jorge Schreiner, que verificou se as residências estavam em conformidade com o projeto encaminhado à Caixa.
As melhorias na habitação rural, referentes a reformas, acabamentos e ampliações, são destinadas a imóveis com valor máximo de R$ 30 mil. Neste sentido, após avaliações feitas por engenheiros credenciados em diferentes oportunidades, algumas residências foram excluídas do programa. As demais casas devem iniciar as obras de melhorias tão logo os contratos sejam assinados. “A garantia da Caixa é de que alguns contratos ainda sejam assinados durante o mês de abril”, explica Dittberner. Além destes beneficiários, outros 70 projetos devem ser encaminhados até o dia 2 de maio.

Os caminhos das vistorias - Segundo Dittberner, todos os engenheiros destinados a fazer vistorias de habitação rural em Candelária até o momento foram unânimes em relação às estradas no interior do município, citadas por todos como as piores da região. Ele ainda ressalta que não são poucas as histórias de percalços por causa da situação precária das estradas e caminhos da zona rural, como a registrada no final do ano passado na Vila Botucaraí. “O carro de um engenheiro ficou atolado dentro de um arroio usado como passagem pelos moradores. Tivemos que usar uma junta de boi para tirar o automóvel do local”, conta.
Conforme o STR, a dificuldade de acesso às propriedades é uma das principais reclamações dos produtores e também dos fornecedores que precisam entregar materiais de construção nas residências inscritas no Projeto de Habitação Rural. “É preciso um trabalho imediato de recuperação das estradas e acessos às propriedades. Se este inverno for rigoroso, com bastante chuva, as entradas de muitos lugares vão ficar inviabilizadas”, antecipa.

Curiosidades - Entre as inúmeras histórias registradas nas vistorias do Programa de Habitação Rural, estão alguns fatos inusitados e curiosos. Segundo Dittberner, o interior guarda uma riqueza incalculável de detalhes e relíquias nem imaginadas pela maioria da população de Candelária, como o antigo engenho de cana movido a boi encontrado em uma propriedade da Picada Roos. No mesmo local também é possível observar o inusitado porco de brinco, raça rústica de suíno. Já no Passa Sete, existem as galinhas com penas que vão até os pés. “Há muita coisa para ser vista e admirada, mas uma das coisas mais impressionantes é a receptividade e carinho com que os moradores do interior recebem nossa equipe técnica. São todos sempre muito compreensivos e atenciosos”, finaliza o vice-presidente do STR.