Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Conscincia para o trnsito invade as salas de aula

Em referência à Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro, a Brigada Militar de Candelária promoveu ações de conscientização no município. Uma das iniciativas foi uma blitz educativa no centro da cidade durante a quinta-feira, 25. Um dia antes, na quarta-feira, 24, foram promovidas palestras na escola municipal São Paulo e escola estadual Gastão B. Lepage. Ao todo, 85 crianças de 3ª e 4ª séries participaram dos encontros, quando tiveram a chance de assistir a vídeos com regras básicas de comportamento e segurança no trânsito e ainda puderam tirar suas dúvidas diretamente com um policial. “A intenção é difundir a paz no trânsito”, ressalta o sargento Netto. Os pequenos também receberam uma cartilha educativa com propostas lúdicas para ensinar as responsabilidades de pedestres e motoristas.
A professora da 3ª série da escola Lepage, Tiane Bitencourt, aprovou a proposta da Brigada Militar, principalmente porque tem muita criança que vai de bicicleta para a aula. “É importante para eles aprenderem a cuidar na hora de atravessar a rua e a prestar mais atenção no trânsito em todos os sentidos”, relata. Segundo evidencia, a conscientização dos pequenos é um caminho para atingir os adultos. “Eles aprendem lições importantes e podem levá-las adiante, alertando também seus pais”, explica. A professora ainda enfatiza que para aumentar a segurança em frente à escola, além da conscientização das crianças, também seria fundamental a implantação de uma faixa de pedestres.
IMPORTANTE - Conforme o capitão Rodrigo Sartori, a BM tem um envolvimento diretor com as questões de trânsito no Rio Grande do Sul. Ele argumenta que a tônica, nas tratativas sobre o trânsito, sempre gira em torno da violência por ele produzida. “A Brigada Militar tem a absoluta convicção de que com a prevenção através da educação, sensibilizando motoristas e pedestres, será possível obter êxito na diminuição dos índices de sinistros no trânsito”, diz. Para Sartori, a segurança pública é responsabilidade de todos, mas a BM tem o dever de apoiar todos os atos e campanhas que venham a contribuir para a humanização do trânsito como todo. “Assim, espera-se cumprir com o dever que, ao final, tem como alvo a harmonia de toda a sociedade”, finaliza.