Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Cria??o de caprinos como uma alternativa de vida

Na Cerâmica Candelária, situada na Linha Brasil, não é somente a fabricação de tijolos que recebe especial atenção da família Lange. A diversidade é um dos princípios dos proprietários do local, que primam, em meio a um lugar paradisíaco, pela qualidade de vida proporcionada pelo contato com a natureza. Quem visita a propriedade fica encantado com sua riqueza, instituída principalmente a partir da criação de uma infinidade de animais, como peixes, patos, galinhas, marrecas, bovinos, suínos, entre outros.
Além desses bichos, a família Lange também possui um rebanho de cabritos, criação ainda pouco conhecida na região, mas que é uma das maiores satisfações da empresária Sônia Maria Lange. Segunda ela, tudo começou há dois anos, quando resolveu apostar nos caprinos por apreciar sua carne, que é famosa por ter baixíssimos índices de colesterol. Para iniciar a nova empreitada, Sônia foi conhecer uma das maiores criações da espécie no Rio Grande do Sul, situada na cidade de Tapera, de onde trouxe algumas técnicas para Candelária. “Iniciei com seis cabritos, duas fêmeas e quatros machos, que comprei em Arroio do Tigre e de um produtor do Passa Sete”, conta.
Hoje, o rebanho já apresenta 32 cabritos, que vivem em um potreiro de dois hectares e são alimentados com milho e pastagens de azevem e aveia. E parece que eles estão muito a vontade com a vida que levam. Prova disso é a docilidade que dispensam para seus tratadores e também para os visitantes. Quando a porteira é aberta, basta gritar “Vem bita, vem...”, que todos os animais correm em disparada para atender ao chamado. E eles não se importam com formalidades, comem na mão de qualquer pessoa que lhes alcançar um bom punhado de milho.
Segundo Sônia, sua criação ainda é pequena e basicamente familiar. A carne dos animais não é comercializada e serve apenas para o consumo próprio. Ela ainda ressalta que, aos poucos, sua intenção é expandir a criação e fazer disso um negócio. “Isso é algo que estou estudando, mas é um projeto somente para o futuro”, explica. A criadora ainda ressalta o vínculo que possui com seu rebanho. Conforme Sônia, o contato com os animais é um refúgio para qualquer problema, uma alternativa de vida. “Estar ao redor deles é uma distração. Todos são muito carinhosos; é uma terapia que faz com que a gente esqueça todas as dificuldades do dia-a-dia”, disse.

Dica de criação - Segundo Sônia Lange, as pessoas que tiverem interesse em começar uma criação de caprinos devem, obrigatoriamente, conhecer a propriedade de Tapera, de onde se tira todas as dúvidas e soluções para os cuidados com o rebanho. “É algo que vale a pena, pois são animais dóceis e fáceis de lidar. Basta gostar deles que o retorno é imediato”, salienta.

Sobre a carne de cabrito - Apesar da carne de cabrito fazer parte da história da humanidade, há pouco tempo o seu consumo foi popularizado. Hoje, ela é considerada a mais saudável das carnes. Aliando as proteínas da carne bovina e as calorias proporcionadas pelo frango e pelo peixe, contém os nutrientes essenciais para desenvolvimento e manutenção do corpo humano. Para quem não sabe, a carne de cabrito era o alimento predileto dos heróis da antiguidade.