Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Lauro amplia vantagem de acordo com pesquisa

A cinco dias do pleito, a Folha publica nesta edição a sua última pesquisa de intenção de voto para a disputa para prefeito de Candelária. E, a exemplo do levantamento anterior, a chapa Lauro/Rui lidera as preferências em todas as amostragens, com exceção da rejeição. Desta vez, a candidatura do 15 contabilizou um índice de 63% na pesquisa induzida, contra 25,2% somados pela chapa Elcy/André (11). Nesta consulta, os entrevistados receberam um disco com os nomes dos candidatos. O percentual de indecisos ficou em 11%, enquanto que 0,8% não responderam. A pesquisa, contratada pela Folha e realizada pela Index Instituto de Pesquisa, entrevistou 600 eleitores nos dias 26 e 27 de setembro, tendo sido registrada no cartório da 13ª Zona Eleitoral, sob o número 01341/013/08.
Os números apontam para um crescimento de 10,8% da chapa Lauro/Rui na comparação com a pesquisa anterior, cujas entrevistas foram feitas nos dias 1º e 2 de setembro. Já a candidatura Elcy/André teve uma queda de 11,3% em relação ao primeiro levantamento. Por aí se explica o crescimento da diferença pró Lauro/Rui, que agora é de 37,8%. Na pesquisa anterior, a diferença encontrada era de 15,7%. Já o número de indecisos cresceu 1,7%: somavam 9,3% na pesquisa feita no início do mês e agora chegaram a 11%.
A Index usou a mesma metodologia nas duas pesquisas. A exemplo da primeira, nesta segunda a empresa realizou entrevistas na cidade (centro e bairros) e no interior em números representativos do universo pesquisado. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. Para efeitos de tabulação, foram consideradas as seguintes variáveis: sexo, idade, escolaridade e renda familiar.
ESPONTÂNEA - A amostragem espontânea igualmente mostra um aumento expressivo da diferença em favor de Lauro/Rui. A vantagem pulou de 15,1% para 34,5%. Neste levantamento, o entrevistador questiona em quem o eleitor votaria para prefeito sem citar nenhum nome. Na pesquisa mais recente, o resultado que mais chama a atenção é a queda na preferência pela candidatura Elcy/André. O percentual de 33,7% contabilizado na pesquisa anterior caiu para 17,3%, representando uma diminuição de intenção de voto de 16,4%. Já a chapa Lauro/Rui aumentou 3% na consulta espontânea: de 48,8% para 51,8%. A opção sem resposta registrou um percentual de 30,8% na pesquisa espontânea (na primeira esse índice era de 17,5%).

Rejeição e expectativa de vitória
A nova pesquisa Index/Folha também investigou os índices de rejeição das duas chapas. “E destes nomes (disco), em quem o sr(a) NÃO votaria para prefeito municipal?” A chapa Elcy/André recebeu 24,2% das respostas, enquanto que Lauro/Rui somaram um índice de 10,3%. Nesta amostragem, o percentual sem resposta alcançou 65,5%. Em relação à pesquisa anterior as duas candidaturas diminuíram seu índice de rejeição (veja gráfico).
No levantamento sobre a expectativa de vitória, a chapa Lauro/Rui também obtém um resultado expressivo. A pergunta sobre quem o entrevistado acha que será o próximo prefeito, independente de sua intenção de voto, apresentou os seguintes índices: Lauro Mainardi, 66,7% (57,2% na pesquisa anterior); Elcy Simões de Oliveira, 23,3% (23% na primeira pesquisa). A opção não sabe registrou um percentual de 8,2% (19,7% na pesquisa anterior), enquanto que 1,8% não responderam (0,2% na primeira pesquisa).

Ficha da pesquisa
Realização - Index Instituto de Pesquisa
Período de campo - 26 e 27 de setembro
Eleitores pesquisados - 600
Solicitante - Empresa Jornalística Botucaraí Ltda.
Margem de erro - 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Registro - 01341/013/08, no cartório eleitoral da 13ª Zona Eleitoral