Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Os talentos que o interior revela

No último sábado, 27, aconteceu em Candelária o 7º Festival Artístico e Cultural da Arejur (Associação Regional de Juventude Rural) e 6º Canto Estadual de Juventude Rural, em uma promoção da Arejur, Associação Candelariense de Juventude Rural (Acanjur) e Emater/RS - Ascar, com o apoio da prefeitura de Candelária. O evento foi sediado no salão de Rogério Schwantz na Linha Curitiba, e reuniu mais de 300 pessoas, oriundas de vários municípios da região, como Arroio do Tigre, Cerro Branco, Ibarama, Segredo, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Tunas, Candelária e Novo Cabrais. A apresentação de abertura da solenidade foi a banda marcial da escola São Paulo, da Linha do Rio.
Através de apresentações teatrais e musicais os participantes se integraram regionalmente e mostraram que a juventude rural tem talentos e também promove atividades culturais. E para eleger as melhores performances do dia foi imprescindível o papel da comissão julgadora, composta por Ana Schmidt, Cláudio Cirolini, Solange Brixner, Elci Pothin, Orlando Kochenborger, Francisco Alexandre Veloso e Roque Rathke. A premiação aos ganhadores foi feita em dinheiro e também com troféus. Pelo Festival Artístico e Cultural, foram escolhidas as três melhores peças de teatro. Já no Canto Estadual foram duas categorias, juvenil até 24 anos e adulto a partir dos 25 anos, com premiações em cada uma delas até terceiro lugar.
A extensionista da Emater Elaine Skolaude agradece em nome da Acanjur e da Emater/RS - Ascar o apoio recebido da direção da escola São Paulo por proporcionar a apresentação de sua banda, ao proprietário do Salão Rogério Schwantz por ter cedido o local para a realização do evento, à prefeitura municipal e aos jurados, “que muito bem desempenharam seu papel de avaliadores dos artistas regionais”, declara. “Lembramos que é desta forma, somando forças locais, que os jovens rurais de Candelária vêm ganhando destaque, em nível regional, por suas atividades e sua organização”, complementa Elaine.

Os ganhadores
VI Canto da Juventude Rural
Categoria Jovem
1º lugar - Aldonei Oliveira e Rodrigo Guimarães - Passa Sete
2º lugar - Grupo Musical - Lagoa Bonita do Sul
3º lugar - Lucas Delon da Silva - Novo Cabrais.
Categoria Adulto
1º lugar - Leandro da Silva -Passa Sete
2º lugar - Grupo Musical - Lagoa Bonita do Sul
3º lugar - Canário e Passarinho - Ibarama.

7º Festival Artístico e Cultural da Arejur
1º lugar - Cerro Branco
2º lugar - Arroio do Tigre
3º lugar - Novo Cabrais