Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Em busca dos 23.376 votos

No próximo domingo, 5 de outubro, 54 candidatos a vereador, dois a prefeito e dois a vice disputam os votos dos 23.376 eleitores habilitados para as eleições municipais em Candelária. O contingente eleitoral é formado por 11.344 pessoas do sexo masculino e 12.032 do sexo feminino. Entre eles estão 1.831 analfabetos e 476 menores de 18 anos.
SEÇÕES – Em Candelária são 82 as seções eleitorais, sendo 36 na cidade e 46 no interior. Na cidade são 11.302 eleitores e no interior 12.074. A maior seção eleitoral é a número 102, que será instalada no CTG Sentinela dos Pampas. A menor, a seção 106, com 54 eleitores, irá funcionar na localidade de Capão do Valo, na escola Octacílio Pessoa de Oliveira.
HORÁRIO – O horário de votação é das 8h às 17h, e quem estiver na fila às 17h, terá o título recolhido e receberá uma senha para poder votar. O eleitor também pode votar sem o seu título eleitoral, desde que comprove sua identidade mediante apresentação de um documento oficial que tenha foto. São aceitos RG, carteira de trabalho, de habilitação ou certificado de reservista. Não serão aceitas as certidões de nascimento ou casamento.
JUSTIFICATIVA – Em todas as seções eleitorais, serão instaladas as seções de justificativa de ausência. Se, no dia das eleições, o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral, deve preencher o formulário de justificativa e entregá-lo em qualquer local de votação. Para justificar, é necessário que o eleitor saiba o número de seu título.
ATENÇÃO – Quem não votar ou justificar a ausência, não poderá inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público, receber salário (se for funcionário público), tirar passaporte, RG, obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outras proibições.
A justiça eleitoral liberou e recomenda o uso da chamada “cola”, para agilizar o processo de votação. Recorte e preencha o modelo nesta página e leve junto para votar, mas atenção: respeite o processo eleitoral e não deixe a cola na sessão.

O eleitorado candelariense
Total - Masculino - Feminino - Analfabetos - Menores
23.376 - 11.344 - 12.032 - 1.831 - 476

Como votar
* Primeiro você deve votar para Vereador. Digite na urna o número do seu candidato ou na legenda do partido. Clique em “Confirma”.
* Você ainda pode votar em branco ou anular seu voto. Para anular seu voto, digite um número errado e clique em Confirma. Para votar em branco, aperte a tecla “branco” e “Confirma”.
* Depois você deve votar para Prefeito. Digite na urna o número de seu candidato a prefeito. Clique em “Confirma”.
* Você também pode votar em branco ou anular seu voto. Para anular seu voto, digite um número errado e clique em Confirma. Para votar em branco, aperte a tecla “branco” e “Confirma”.