Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Infomvel chega s escolas municipais de Candelria

Uma realização da prefeitura municipal de Candelária, através da secretaria municipal de Educação, com o apoio da Alliance One, o Infomóvel é um ônibus (motor-casa) equipado com 10 computadores, biblioteca com 500 volumes de literatura infantil, televisor e DVD, com ambiente climatizado. Ele iniciou o atendimento às 33 escolas da rede municipal de ensino que não possuem laboratório de informática, localizadas no interior, além da EMEI Zenith Heinze.
O projeto do Infomóvel, idealizado pela SME em meados de 2007, visa proporcionar aos alunos das escolas municipais o acesso às tecnologias da informação; promover a ampliação do universo de conhecimentos da criança, mediadas pela interação de atividades através dos equipamentos e materiais disponíveis; além de oportunizar a melhoria nas habilidades da leitura e da escrita. O Infomóvel constitui uma ferramenta de apoio ao trabalho já desenvolvido pelos educadores, nas escolas municipais.
Na manhã de ontem, 2, o Infomóvel esteve na Emef Adelina Moreira Knewitz, na Linha Boa Vista, onde foi recebido com festa pelos alunos e professores. Para a educadora Ivânia Ellwanger Kurz, que leciona na 3ª e 4ª séries, o Infomóvel é uma grande conquista na área de educação para as escolas multisseriadas. “É uma oportunidade para a tão almejada inclusão digital. Os alunos ficaram tão encantados que até esqueceram da merenda”, narra. Sua colega Ângela Tânia dos Anjos, professora do 1º, 2º e 3º anos, também adorou a novidade. “O ônibus é ótimo. Os livros e a informática despertam muito o interesse das crianças, tanto que ninguém queria voltar mais para a sala de aula”, relata, evidenciando sua ansiedade de que o Infomóvel volte em breve à escola.
ALUNOS - Estudante da 4ª série, Jordan Pohlmann, de 10 anos, adorou o Infomóvel por ter muitos livros para ler e, principalmente, por poder estar em contato com o computador, tecnologia que não tem em casa. “Vou ficar contando os dias para o ônibus voltar à nossa escola”, diz. Quem também espera que o Infomóvel retorne mais seguidamente é a pequena Graziele Milena Hungel Furtado, de 8 anos. No 2º ano, ela conta que o ônibus tem muita coisa interessante para se ver e aprender. “Queria que a aula fosse sempre aqui”, diz.