Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Ajuda da comunidade impulsiona aes do Conselho Tutelar de Cabrais

O terceiro trimestre de atuação do Conselho Tutelar de Novo Cabrais foi o mais produtivo deste ano, graças à ajuda da comunidade do município. As mais graves infrações investigadas e encaminhadas ao Ministério Público da Infância e da Adolescência tiveram justamente o apoio e as denúncias da comunidade, que mais uma vez está se mostrando parceira da atenção das conselheiras e ajudando a combater infrações e crimes contra crianças e adolescentes em NC.
Denúncias, notificações anônimas, atendimentos a adolescentes infratores, visitas com acompanhamentos judiciais e encaminhamentos à Promotoria foram as ocorrências que cresceram neste último trimestre de atividades do Conselho Tutelar, em relação ao trimestre abril/maio/junho (compare a tabela abaixo). E as quedas nas ocorrências também foram creditadas à parceria com a população.
Segundo a presidente do CT de NC, Tânia Cerentini, essa atuação somente foi possível com a cumplicidade da população, que está cansada de ver nossos jovens padecendo com os desmandos de alguns adultos que se aproveitam dos jovens. Conforme ela, não adianta o Governo Municipal oferecer toda a estrutura como o CT, cursos, palestras, informações e outras ações de prevenção, se a população não ajudar a conter estes tipos de crimes. “A Prefeitura Municipal nos dá todas as ferramentas para atuarmos, mas a comunidade, às vezes, é omissa”, desabafa ela.
20ª DRP - Como exemplo da atuação dinâmica do CT, a presidente cita as recentes palestras realizadas com o inspetor de polícia da 20ª Delegacia Regional de Polícia, Nelson Lara da Rosa. O profissional já passou por 3 escolas explicando de forma didática os malefícios das drogas e do álcool. As palestras aconteceram nas escolas Pedro Lovato, Ruy Barbosa e Teófilo Teodoro Streck. A próxima está agendada para o dia 7 de outubro, na Escola Municipal José Scortegagna.