Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Deu Lauro, por 2.932 votos

O resultado das urnas confirmou uma tendência identificada nas duas pesquisas contratadas pela Folha à Index Instituto de Pesquisa. A chapa Lauro/Rui venceu a eleição com uma margem significativa de votos. Diferente do que ocorreu há quatro anos, quando o equilíbrio de forças manteve a expectativa em relação ao resultado até o final da apuração, desta vez, a supremacia da candidatura do 15 ficou evidenciada muito cedo. A pequena diferença inicial foi se ampliando aos poucos, de acordo com a evolução da apuração, até chegar ao número final de 2.932 votos. Essa foi a diferença final em favor de Lauro/Rui. Na eleição anterior, Lauro vencera por apenas 96 votos, o equivalente a 0,49%.
Na soma das 82 seções (incluindo as 10 agregadas), a chapa da coligação Compromisso com o Trabalho contabilizou 11.176 votos, o que representou um percentual de 57,55% dos votos válidos. Por sua vez, a dobradinha Elcy/André, da coligação Respeito, Humildade e Trabalho somou 8.244 votos, o equivalente a 42,45% dos votos válidos. Foram ainda contabilizados 515 votos brancos (2,20 %) e 631 nulos (2,70%). Se forem considerados todos os votos contabilizados para prefeito, a chapa Lauro/Rui alcançou um percentual de 47,81%, enquanto que Elcy/André obtiveram um índice de 35,27%.
Do total de 23.376 eleitores aptos a votar, compareceram 20.566, o que corresponde a um índice de abstenção de 12,02%. Mais uma vez a votação totalmente informatizada garantiu uma apuração rápida e eficiente. Por volta das 18h45min já se conheciam os números oficiais que deram a vitória à coligação Compromisso com o Trabalho. Eram 17h15min quando chegou a primeira seção ao fórum: a de número 63, situada no Colégio Medianeira. Pela maior proximidade, primeiro chegaram as situadas no perímetro urbano. Desde a primeira parcial divulgada, Lauro abriu vantagem sobre Elcy, que foi crescendo a cada novo resultado. Assim, muito cedo foi possível concluir que a vitória seria de Lauro. A apuração iria apenas apontar de quanto seria a diferença.
FESTA - À medida que foi crescendo a certeza da vitória também aumentou o clima de festa no comitê da coligação do 15. Com apenas um terço da apuração concluída, começaram a ser ouvidos os primeiros foguetes. Por volta das 21h30, a comemoração ganhou ainda mais força com a animação da banda Destaque Brasil. Uma festa mais do que justa para uma eleição histórica no município. Pela diferença de quase três mil votos e por Lauro Mainardi ter se tornado o primeiro prefeito a conseguir a reeleição em Candelária.