Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O cenrio poltico ps-eleio

Conhecido o resultado das urnas, já é possível fazer uma análise de suas repercussões na política local. No âmbito partidário, é inegável que o maior vitorioso foi o PMDB. Além de reeleger por uma margem inédita o prefeito, os três vereadores eleitos garantirão à sigla o maior número de cadeiras na Câmara Municipal. Vale lembrar que na eleição de 2004 o partido tinha conquistado apenas duas vagas no Legislativo. Por outro lado, o PP tem o que lamentar nesta eleição. Sofreu o segundo revés consecutivo na eleição majoritária para o maior adversário e viu diminuir pela metade suas cadeiras na Câmara. Se na eleição anterior o partido elegeu quatro vereadores, a partir de 2009 serão apenas dois.
Outro partido que saiu fortalecido do pleito é o PDT. Além de figurar na chapa majoritária vencedora, através do candidato a vice Rui Beise, o partido conseguiu eleger dois vereadores. Em 2004, o PDT foi derrotado na eleição para prefeito e nenhum de seus candidatos a vereador teve êxito. Já o PSDB dividiu com o PP a derrota na eleição majoritária e manteve as suas duas vagas no Legislativo. O PTB e o PT, por sua vez, viveram situação inversa aos tucanos. Se de um lado integraram a coligação vitoriosa na majoritária, na proporcional as duas siglas não alcançaram a soma mínima para eleger um vereador (veja matéria nesta edição).
O novo cenário político mostra dois desafios diferentes para as duas frentes que disputaram a preferência do eleitorado. Do lado vencedor, o desafio será manter a unidade dos partidos que integraram a aliança no exercício do novo governo. Entre os derrotados, o desafio é encontrar novas lideranças capazes de enfrentar o PMDB e seus aliados em futuras eleições. O futuro dirá qual dos lados conseguiu melhor sorte no enfrentamento de seu desafio.
RECADO - Embora seja difícil dimensionar com exatidão as repercussões das estratégias usadas na campanha, é possível fazer algumas interpretações diante da resposta das urnas. A diferença de quase três mil votos em favor da candidatura vitoriosa permite concluir que o povo - pelo menos em sua maioria - não se deixou influenciar por denúncias de procedência duvidosa. O recado das urnas indica crescentes níveis de exigência dos eleitores, muito mais em favor de ações construtivas do que destrutivas. E isso deve ser saudado como algo muito positivo.