Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Lauro comea a planejar seu novo governo

O prefeito Lauro Mainardi é adepto do ditado segundo o qual “Deus ajuda quem cedo madruga”. Em dia que saiu de casa para trabalhar por volta das 6h da manhã, ele recebeu na quarta-feira, 8, a reportagem da Folha para uma entrevista, na qual fez uma análise mais detalhada das eleições municipais 2008 e as projeções que faz a partir de seus resultados.
Os efeitos da campanha ainda estão muito presentes na memória do chefe do Executivo, o que ficou claro na resposta a respeito da avaliação da campanha. Lauro lamentou as acusações, que qualificou como de baixo nível, sofridas juntamente com a esposa Jussara e outras autoridades do município. “Essas baixarias não envergonharam apenas a nossa comunidade, mas também a população de municípios vizinhos a partir da transmissão dos programas de rádio”, salientou. A respeito, informou que essa questão não se encerra no pleito, pois irá processar, inclusive na esfera criminal, os responsáveis pelos ataques e ofensas caluniosas sofridas. “Não se pode deixar o dito pelo não dito, pois a honra e a dignidade das pessoas de bem não tem preço”, completou.
RESULTADO - A respeito do resultado que lhe deu uma consagradora vantagem de quase três mil votos, Lauro disse não ter se surpreendido. Credita os números ao trabalho incansável realizado por uma equipe e que contou também com a colaboração da maioria dos servidores municipais. Conforme argumentou, o município viveu uma grande transformação para melhor e isso fatalmente tinha que se refletir nas urnas. “O povo é sábio e optou pelas melhores propostas ao invés dos piores ataques”, acrescentou. O prefeito ainda comentou ter se sentido pessoalmente gratificado com a expressiva votação alcançada, não esquecendo de valorizar a participação do companheiro de chapa Rui Beise e dos partidos coligados. Lauro acredita que a história política de Candelária será reescrita a partir dessa eleição, destacando também, neste aspecto, a grande renovação registrada na Câmara Municipal. “O povo deu um recado em favor da política construtiva e não destrutiva”, enfatizou.
CÂMARA - Questionado sobre sua relação com o Legislativo Municipal, Lauro disse que irá fazer todos os esforços possíveis para uma convivência harmoniosa. Neste sentido, observou que o passado é página virada, convocando todos os eleitos a trabalhar em favor do bem comum. Segundo ele, isso não se consegue com bate-bocas, processos de cassação, CPIs e outras tentativas de desqualificar pessoas honestas. De sua parte, prometeu caminhar junto dos vereadores que irão somar esforços em favor do progresso e das melhores soluções para a comunidade. E isso, segundo ressaltou, independe de partido. “Somos ligados a um partido, mas representamos todos uma mesma coletividade. E é o interesse coletivo e não individual ou partidário que devemos buscar”, defendeu.
EQUIPE - O prefeito reeleito mostra-se cauteloso em relação a pergunta sobre a equipe de seu novo governo. O assunto, conforme garantiu, ainda não está em pauta, pretendendo, no momento oportuno, iniciar diálogos nesta direção. Admitiu existir a possibilidade de mudanças no primeiro escalão, o que não significará em demérito no trabalho de quem quer que seja. “O objetivo é sempre buscar atender da melhor forma possível a comunidade”, explicou.

Muitas obras e realizações em vista
No horizonte de Candelária, Lauro Mainardi vislumbra boas perspectivas, embora manifeste algum temor em relação aos eventuais reflexos da crise financeira mundial. Em termos de realizações a curto prazo, cita, inicialmente, as frentes de trabalho em ginásios esportivos. Neste sentido, lembrou que na Vila União as obras já iniciaram, enquanto que no Passa Sete estão por começar. Na Linha Brasil, o trabalho já está em fase de conclusão. No parque de eventos, o ginásio poliesportivo também encontra-se em andamento, assim como as obras de pavimentação da área interna. Ainda na área de calçamento, o prefeito projeta para breve a conclusão da rua Garibaldi e a licitação para a pavimentação da rua Amândio Silva. Também nos próximos dias deverá ser concluída a licitação da construção da nova creche a ser erguida na rua Amândio Silva, uma obra de R$ 1,2 milhões.
A compra de mais máquinas e equipamentos também está nos planos do prefeito para o próximo mandato. Neste aspecto, lembrou que o interior de Candelária é muito grande e exige um parque de máquinas mais completo para atender as necessidades e anseios da sua população. Para tanto, ele conta também com o auxílio do britador que deverá chegar ao município até o final do mês, conforme informou. A área habitacional igualmente receberá uma atenção especial. Neste sentido, diz já estar pronto o projeto para a construção de 48 casas populares na rua Amândio Silva. Outras 56, segundo acrescentou, deverão ser edificadas no prolongamento da rua Botucaraí, após a RS 400. A aquisição de imóveis visando a atração de novas empresas ao município é outra medida que certamente será incluída no plano de governo a partir de 2009. Segundo o prefeito, a geração de empregos deve ser uma busca incessante da administração.
Em termos de projetos na esfera federal, o chefe do Executivo candelariende revela o interesse mais imediato em canalizar recursos para a área habitacional e no saneamento básico. Assegurou, por fim, que continuará a dar uma atenção especial, a exemplo do seu primeiro governo, às áreas de saúde e educação, que são, na sua opinião, as principais medidoras do desenvolvimento de uma cidade. Ao concluir, Lauro prometeu não abrir mão dos princípios que nortearam sua administração até aqui, que passam necessariamente pela austeridade e seriedade. “A responsabilidade é grande, mas acredito que a tarefa será agora mais fácil da que assumimos em 2005. Com a casa arrumada, teremos condições muito mais favoráveis de corresponder às expectativas da população e colocar Candelária definitivamente no rumo do progresso”, finalizou.