Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um dia para sair da rotina

Em comemoração ao Dia da Criança, as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Cultural, juntamente com o gabinete da primeira-dama e Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo, promoveram na tarde de quarta-feira, 8, uma grandiosa e animada festa. O evento, destinado a estudantes da educação infantil a 4ª série das escolas da rede municipal de ensino e às crianças do Projeto Acreditar, aconteceu no ginásio municipal Walter Filter e, também, na quadra situada na entrada da praça esportiva, na Rua 20 de Setembro. À disposição da criançada estiveram inúmeros brinquedos do Sesc, Contos de Fadas e Bela Festa, além de boa música e a animação com a dupla Fofoka e Popoka. Assim como nos anos anteriores, os pequenos deliciaram-se com salgadinhos, picolés e refrigerante.
A professora Salete Elenita Gewehr participou da festa com seus alunos da educação infantil da Emef Christiano A. Graeff. Segundo ela, a iniciativa é muito válida. “É uma oportunidade para eles se divertirem, dançarem e comerem coisas que não têm no dia-a-dia. É uma chance única para muitos deles”, articula. Quem também aprovou o evento foi a educadora Leandra Rutsatz, da escola Arnaldo Schilling, de Linha Curitiba. “Achei tudo excelente e muito bem organizado. O local é ótimo, muito seguro e mais fácil para cuidar das crianças”, disse. A professora ainda ressalta a representatividade da festança para as crianças. “Para elas é tudo de bom. Todos esperam ansiosos por este dia”, conclui.
Segundo a secretária municipal Carine Carvalho, desde o início da atual gestão foi priorizado, através desta parceria, homenagear as crianças das escolas municipais e do Projeto Acreditar com uma grande festa pelo seu dia. “Entendemos que esta é uma forma de oportunizarmos uma confraternização, com muita alegria e entretenimento à criançada, que passeia, brinca, canta, dança e delicia-se com as guloseimas oferecidas. É muito gratificante ver o sorriso e perceber o brilho no olhar de cada um”, destaca.

A opinião da criançada
A pequena Fernanda Gabriela Schück, de 8 anos, era só sorrisos. Estudante do 2º ano da escola São João Batista de La Salle, ela não escondia sua felicidade em participar da festa em homenagem às crianças. “É tudo muito legal, principalmente a cama elástica”, afirmou enquanto deliciava seu salgadinho. “É ótimo sair um pouco da sala de aula, se divertir e fazer novos amigos”, complementou. Também impressionado e realizado com tudo o que viu estava Alexander Darlan Herber, de 9 anos, aluno da 4ª série da escola Percílio Joaquim da Silveira. “Achei tudo ótimo”, disse Alexander, que elegeu sua atração preferida: “A música é muito boa, porque anima ainda mais as crianças”, falou. Para ele, a festa teve sabor de despedida, já que em 2009 deverá estar na 5ª série e ficará de fora do evento. “Por isso esse ano aproveitei o máximo que pude”, explica.