Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Grupos de mulheres participam de cursos

Os grupos de mulheres do município de Novo Cabrais participaram durante os últimos meses de vários cursos na área de artesanato e alimentação organizados pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.
Os Grupos de Mulheres Criativas da localidade de Várzea dos Cabrais e Alegria de Viver realizaram o Curso de Artesanato em Palha de Milho ministrado por Natáscia Pfeifer. Os grupos Esperança do Taboão e Conviver com Amizade de Linha Pfeifer desenvolveram atividades de Bordado com Fitas e Vagonite ministrados por Marlene Müller. Também foram desenvolvidas atividades de aproveitamento de material reciclável (garrafas pet - litrões) para restauração de cadeiras no Grupo Lutando Venceremos e Alegria de Viver, cuja instrutora foi Velsoni Ribeiro; e retalhos para desenvolver a técnica de Decoupagem em Tecido ministrada por Cátia Gewher na Sede do município, onde integrantes de diversos grupos participaram do curso. Durante as reuniões mensais que os grupos realizam também foram demonstradas técnicas de artesanato com lã e tecido para confecção de mantas, xales, almofadas e bolsas. Os cursos contaram com apoio da Associação de Mulheres Cabraisenses, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos próprios grupos com o intuito de proporcionar às mulheres rurais capacitação que lhes proporcione desenvolver, além de atividades de lazer, terapia ocupacional, resgate da cultura, também um incremento da renda através da comercialização do artesanato.
Em relação à segurança alimentar, produção, preparo e consumo de alimentos saudáveis, realizou-se o Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos pelo Senar na Linha Faxinal, Panificação na Sede em parceria com a Farinha Nordeste e Derivados do Leite no Cortado.

A agenda de cursos
Para outubro estão confirmados Curso de Panetone e Folheados com a Farinha Nordeste para o dia 24, as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Novo Cabrais. Também haverá continuidade do Curso de Artesanato com palha de milho dia 4 para o Grupo de Mulheres Alegria de Viver no Potreirinho, Cursos de Arranjos de Natal com Palha de Milho e Materiais Recicláveis nos dias 15 no Capão do Veado e 20 na Linha Faxinal, continuação do curso de Bordado Vagonite para o Grupo Esperança no Taboão no dia 21, continuação curso de Bordado com Fitas - Sianinha para o Grupo Conviver com Amizade dia 29, e artesanato com lã para o grupo Lutando Venceremos dia 31 de outubro. Curso sobre utilização de farinha de arroz na alimentação e a segunda etapa do curso de Derivados de Leite - produção de queijos para consumo doméstico - cujas datas e locais serão definidos.