Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O melhor do futsal regional

Após a disputa do Campeonato Municipal, no primeiro semestre de 2008, as emoções do futsal estão de volta com o tradicional “aberto” que neste ano leva o nome de 1ª Copa Regional Sesc/Prefeitura Municipal de Candelária. Pela primeira vez, a competição será organizada pelo Sesc de Cachoeira do Sul em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cultural de Candelária. Um total de 18 equipes, divididas em três categorias estão habilitadas para a disputa, sendo dez equipes na categoria livre, cinco no feminino e três na juvenil.
HISTÓRICO – Os campeonatos abertos de futsal surgiram em Candelária na metade da década de 80 quando o CMD decidiu não realizar o municipal de futsal por dois anos seguidos. Comauto em 86 e Tornearia Homero em 87 foram os campeões. Em 1988, os abertos continuaram com a disputa das copas de futsal. Naquele ano aconteceu a 1ª Copa Antarctica, vencido pelo Olarias (Candelária). Na segunda edição do certame em 89, a Vencal (Sobradinho) foi a campeã. Devido a reforma do Ginásio Municipal Walter Filter para a instalação de uma fábrica de calçados em 1991, a Copa Antarctica passou a ser realizada no Ginásio do Medianeira com o nome de 1ª Copa Brahma, consagrando a equipe do Bola Preta, de Rio Pardo, como campeão. A segunda edição da competição aconteceu em 1995 no Ginásio Municipal e teve a equipe do Santo Antonio (Santa Cruz do Sul) como campeão. A partir de 99 até 2005 passaram a ser realizados os campeonatos regionais no município. Marvados (2000/2001/2002), Mariano (1999/2003), CMD Vale do Sol (2004) e Manchester (2005) foram os campeões. Em 2006 não houve certame devido à reforma da quadra do Ginásio Municipal. A competição retornou no ano passado e consagrou a equipe do CMD Vale do Sol, que é o atual campeão do certame.
FÓRMULA DE DISPUTA – Neste ano, a competição possui a seguinte fórmula de disputa. Na categoria livre, as dez equipes foram divididas em duas chaves de cinco, que irão disputar a primeira fase dentro das suas chaves em turno único, se classificando as duas melhores de cada chave para as semifinais. As semifinais serão em duas partidas, assim como as finais da categoria. No feminino, as cinco equipes jogarão no sistema todos contra todos em turno único, se classificando as quatro melhores para as semifinais, que igualmente será realizado em duas partidas, assim como as finais. No juvenil, as três equipes se enfrentarão no sistema todos contra todos em turno e returno. Os dois melhores disputam a final da categoria em partida única.
EQUIPES – Na categoria livre, as chaves foram compostas com as seguintes equipes: Na chave A: São Paulo (Agudo), Autocar/CMD/Metalurgica Vera Cruz (Candelária), Atlético/Semal (Candelária), Líder Tratores (Cachoeira do Sul) e Móveis Gazin (Candelária) e na chave B, Christiano Graeff (Candelária), S.E.R. Mariano (Candelária), Ouro Verde (Candelária), Ervateira Taquapy/Refrigeração CB (Cerro Branco) e Abel Automóveis/Desportivo/MD Pneus (Vale do Sol). No feminino participam as equipes do 25 de agosto/Vips (Cachoeira do Sul), Santo Antonio/Infotec (Candelária), Celeste (Candelária), Ki-Bola/Arena Sports (Candelária) e Garra (Cerro Branco) e no juvenil as equipes do Atlético/Nosso Lar (Candelária), Autocar/Flyboys/Posto Esquinão (Candelária) e Assaf (Santa Cruz do Sul). A rodada de abertura da 1ª Copa Regional Sesc/Prefeitura Municipal de Candelária tem início às 19h, no Ginásio Municipal Walter Filter.