Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O novo cidado candelariense

Na manhã do último sábado, 18, a Câmara Municipal de Candelária outorgou o Título de Cidadão Candelariense ao médico Wolmar Lucas Ercolani. Nascido na localidade de Vila Clara, atual município de Mata, o profissional vive na cidade há mais de 23 anos, desde que formou-se em medicina pela Universidade Católica de Pelotas. Com o plenário da casa do povo lotado, a solenidade foi presidida pelo vereador André Carlos Rohde. Compuseram também a mesa principal o vice-prefeito Ênio Hübner e os vereadores Cláudio Gehres e Marco Antônio Larger, além do homenageado. A proposição da honraria foi do vereador Rui Paulo Porto dos Santos.
Além da família, amigos e autoridades presentes, grande parcela da comunidade candelariense foi à Câmara para prestigiar a entrega da placa. O vereador Cristiano Becker, falando em nome da bancada do PMDB, destacou inicialmente que nada acontece por acaso. Recorrendo à história, lembrou do religioso São Lucas, padroeiro dos médicos, que é homenageado exatamente no dia 18 de outubro. “Talvez seus pais tivessem incluído Lucas em seu nome por que já imaginavam que seria um grande médico e, sobretudo, um grande ser humano”, comparou. Referiu ainda que a honraria foi concedida a poucas pessoas, mas que realmente merecem, e que a propositura e a outorga do título se deu porque o povo de Candelária quis.
O vereador Anselmo da Silveira, representando a bancada do PSDB, falou das dificuldades e do compromisso que têm os jovens para se tornarem médicos, necessitando abdicar de muitas coisas diante da responsabilidade de encarar o desafio. Neste aspecto, elogiou o dom e a competência de Ercolani, salientando que suas palavras de conforto aliadas à capacidade médica são essenciais para a cura das enfermidades.”O título é mais do que merecido e é um orgulho para os cidadãos em tê-lo como candelariense de direito”, referiu.
O vereador Rui Porto, líder da bancada do PP, recordou que há quatro ou cinco meses, quando apresentou o decreto propondo a homenagem, teve aprovação unânime da casa, o que demonstra que a comunidade está satisfeita e feliz em homenageá-lo. Referiu-se ao dia 18 de outubro, dedicado a homenagear os médicos, cumprimentando Wolmar pela data e dizendo que a partir de então tornava-se um cidadão não só de fato, mas também de direito. Cumprimentou a esposa do médico, a odontóloga Maristel Ercolani, os filhos Bibiana e Daniel, dizendo que a projeção e a aceitação dos profissionais se dá também graças a boa estrutura familiar. Recorrendo ao dito “ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher”, elogiou a esposa e a família do médico, que sempre o acompanhou e apoiou. “Pela maneira como vem trabalhando, pelo carinho que tem dispensado a pessoas menos favorecidas, prestando atendimento gratuito ao nosso asilo, é que a Câmara de Vereadores resgata o compromisso que a cidade tem com o senhor, desejando que o grande arquiteto do universo continue o iluminando por sua dedicação, respeito, caráter e que orgulha tanto a sua família pelo modo com que age”, encerrou.

"Pretendo envelhecer e ficar em Candelária"
Após agradecer a presença das autoridades, familiares, amigos e às pessoas que estiveram presentes para prestigiar a cerimônia, Wolmar Erconali ressaltou que é muito difícil falar em Candelária, onde veio pela primeira vez em 1979 quando cursava o primeiro ano de medicina na Faculdade Católica de Pelotas. Lembrou que na ocasião dona Alice Diehl, mais conhecida por Mariana, avó de sua esposa, o havia convidado para trabalhar aqui. “Com a ‘pressão’ do sogro e da sogra (Edenir e Suzana Schmidt), me formei e vim, adotando Candelária como minha”, referiu o médico. Contou que na época, esteve no escritório do vereador Rui Porto acompanhado do sogro, para saber da viabilidade em instalar-se aqui, recebendo seu integral apoio. “Vim, obtive sucesso profissional e hoje oriento minha filha dizendo que existem muitos médicos, mais aperfeiçoados, que sabem tudo de medicina mas, no entanto, não sabem atender a um paciente”, ensinou. “É necessário mais do que tirar a dor, é preciso trazer o paciente para si. É isto que muitos não aprenderam ou não aprendem; deixam o paciente aguardando em um consultório pagando para ser mal-atendidos”, continuou. “Talvez seja este o diferencial para o sucesso profissional”, emendou. Por fim, salientou que pretende envelhecer e ficar em Candelária. “Não onde nasci, mas na cidade que considero minha e da qual hoje sou um cidadão”, concluiu.
A homenagem prosseguiu com a entrega da placa de cidadão candelariense pelo vereador Rui Porto ao médico Wolmar Ercolani seguida da entrega de flores à Maristel Erconali pela vereadora Rosani Moura. A cerimônia foi encerrada com a entoação do Hino a Candelária.