Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Greve dos bancrios completa 14 dias

As negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), retomadas na quinta-feira, foram suspensas nesta sexta-feira à noite por falta de avanços e continuaram ontem. Em função do impasse com os banqueiros também foram interrompidas as negociações específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Na rodada da quinta-feira, o Comando Nacional rejeitou a proposta dos bancos de reajuste de 9% para quem ganha até R$ 1.500, para a gratificação de caixa e para a parcela fixa e o teto da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), além de 7,5% de reajuste para as demais faixas salariais e demais benefícios.
A greve nacional completa 14 dias – Caixa já completa 22 dias – e continua forte em todo o país, abrangendo mais de cinco mil agências bancárias. Em Santa Cruz e Região, o quadro de greve continua o mesmo da semana passada.  Hoje pela manhã, trabalhadores e trabalhadoras das agências que aderiram ao movimento grevista fazem nova avaliação.
Caso a Fenaban apresente nova proposta haverá assembléia da categoria hoje, no final da tarde, na sede do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz e Região, para avaliação da mesma. “Até vir uma nova proposta da entidade patronal, bancários continuam de braços cruzados”, coloca Cândido Castro Machado, coordenador de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região. Em Candelária as agências da CEF e do Banrisul aderiram à greve.