Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A inaugurao do Infomvel

Alunos das escolas municipais de Candelária terão a oportunidade de aprender informática em um laboratório diferente. A novidade foi apresentada nesta quarta-feira na Escola Adelina Moreira Knewitz, com a presença de autoridades e lideranças de Candelária.
O Infomóvel, um ônibus adaptado em laboratório de informática, deverá fazer sucesso entre os estudantes acostumados com o cotidiano das salas de aula. Equipado com 10 computadores, televisão, DVD e 500 livros infantis, o Infomóvel é a nova arma da Secretaria Municipal de Educação no projeto de inclusão digital, que já inclui laboratórios de informática em cinco escolas: São Paulo, La Sallle, Cristiano Graeff, Percílio Joaquim da Silveira e Adão Jaime Porto.
A secretária municipal de educação, Carine Carvalho, salienta que o Infomóvel atenderá 740 estudantes de 33 escolas situadas nas localidades do interior. “A grande maioria destes estudantes terão seu primeiro contato com a informática através do Infomóvel. Ele será mais uma ferramenta para promover o desenvolvimento educacional em Candelária. Os estudantes poderão desenvolver trabalhos complementando as atividades nas salas de aulas”, destacou.
Carine salienta que a idéia do Infomóvel surgiu em meados de 2007. “O primeiro passo foi apresentar o projeto ao prefeito Lauro Mainardi, que o aprovou. Em seguida iniciamos a estruturação do ônibus, que era utilizado no transporte escolar e foi adaptado conforme o projeto”, explicou.  A secretária também buscou informações no município de Teutônia, onde existe um ônibus semelhante. “Nós aprimoramos o projeto realizado naquela cidade em nosso Infomóvel, colocando a biblioteca, televisão, DVD e rádio gravador,” acrescentou Carine.
Para desenvolver o projeto, R$ 8 mil foram destinados pela fumageira Alliance One, que já desenvolveu outras iniciativas em parceria com a Prefeitura em Candelária.
O prefeito Lauro Mainardi destacou que o Infomóvel é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos moradores do interior que tem dificuldades de acesso à tecnologia. “O Infomóvel possibilitará a muito jovens do interior a possibilidade de disputar uma colocação no mercado de trabalho de igual para igual com os jovens da cidade, caso escolham trabalhar no meio urbano”, disse.

O Infomóvel
O Infomóvel é um ônibus adaptado como laboratório de informática. Ele contém 10 computadores, televisão, DVD, rádio gravador, biblioteca com 500 títulos e climatização. O Infomóvel  colocará no mundo digital cerca de 740 estudantes de 33 escolas do interior e na Escola Zenith Henize. O Infomóvel ainda é equipado com softwares pedagógicos para ajudar no desenvolvimento de projetos pelos estudantes e escolas. Ele é preparado para internet, mas ainda não pode acessar a rede mundial de computares porque no interior ainda não é disponível este recurso. O Infomóvel também estará presente na Expoeducação, que acontecerá no dia 26 de outubro.