Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um pacto em favor da qualidade

Reunir os gestores eleitos para compartilhar experiências, conhecimentos e discutir os principais temas do municipalismo. Com esta proposta básica, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu, entre 19 e 21 de outubro, em Gramado, o evento Novos Gestores - Um Pacto pela Qualidade de Gestão. Com apoio das associações estaduais e microrregionais de municípios, a promoção, em sua segunda edição, reflete o esforço histórico dos municípios organizados na consolidação de um padrão de responsabiliade, qualidade e eficiência na gestão pública brasileira.
O prefeito Lauro Mainardi participou ao lado da esposa Jussara Mainardi e trouxe uma avaliação bastante positiva em relação à importância da realização. Segundo observou, a administração pública está apresentando constantes novidades, realidade que exige uma atenção permanente dos gestores. “A palavra chave hoje é qualidade”, enfatizou, chamando a atenção para a necessidade de se buscar ações e mecanismos capazes de assegurar a esperada eficiência na gestão pública. De acordo com esse modelo, segundo argumentou, a administração precisa cada vez mais privilegiar aspectos técnicos em detrimento dos político-partidários. “O resultado das urnas mostrou que estamos no caminho certo”, enfatizou.
Neste sentido, Lauro destacou que o próprio presidente da CMN, Paulo Ziulkoski, colocou Candelária como referência positiva dos novos padrões de gestão pública. Apesar disso, o chefe do Executivo demonstra preocupação com o excesso de rigor na fiscalização das administrações públicas, especialmente nas municipais. Tal realidade, lembra, foi reconhecida pelo próprio presidente Luis Inácio Lula da Silva, conforme destacado em matéria publicada pelo Correio do Povo de quarta-feira, 22. Segundo Lula, o país vive uma hipocrisia coletiva pela qual todo mundo tem medo de tudo e todo mundo é culpado antes de ser julgado. “O presidente tem razão quando diz que essa situação acaba prejudicando o administrador que precisa agir com rapidez na busca de soluções. Infelizmente, os que têm boa fé acabam, algumas vezes, pagando o erro dos que agiram irresponsavelmente”, completou.
REUNIÃO - Na quarta-feira, 22, o prefeito reuniu o secretariado em seu gabinete para uma reunião de trabalho, oportunidade em que repassou as orientações recolhidas do encontro de Gramado. Segundo declarou, a equipe de governo também já começou a traçar estratégias e planejar a administração daqui para a frente. “Queremos manter a fórmula que vem dando certo e melhorar o que for possível, vislumbrando sempre o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou. Uma área que receberá especial atenção no próximo governo, conforme Lauro, é a de projetos. Neste aspecto, explicou que será realizado um esforço de capacitação para a elaboração de projetos nas diversas áreas visando obter recursos nas esferas estadual e federal, considerando que a receita própria do município é bastante limitada. “Quando assumimos essa receita era em torno de 3% e agora gira ao redor de 10%. Mesmo assim, ainda é pouco diante das exigências e dos anseios do nosso povo”, concluiu.